Em uma iniciativa de combate à violência doméstica, a cidade de Natal promulgou uma nova lei, destinada a oferecer auxílio-aluguel para as mulheres vítimas desse tipo de violência. Essa medida visa principalmente auxiliar aquelas em situação de extrema vulnerabilidade, proporcionando um recurso financeiro que lhes permita encontrar um novo lar e, dessa forma, garantir sua segurança e bem-estar.
O anúncio desta lei foi oficializado nesta sexta-feira (3) através da publicação no Diário Oficial do Município, e contou com a aprovação total da Câmara Municipal de Natal. A cidade, que busca sempre garantir a integridade e direitos das mulheres, demonstra com isso um passo inaugural para a garantia de um espaço seguro para todas.
Quem poderá se beneficiar do auxílio-aluguel?

Mulheres vítimas de violência doméstica se enquadram no perfil para receber este auxílio. Particularmente, aquelas que possuem medidas protetivas sob a Lei Maria da Penha e aquelas que se viram forçadas a abandonar seus lares devido à constante ameaça da violência. O valor do benefício, no entanto, não foi divulgado.
Além disso, para ser beneficiada com o auxílio-aluguel, é necessário que a mulher integre uma família de até quatro membros, com renda mensal de até R$2.400. Em famílias com cinco membros ou mais, a renda per capita é limitada a R$500. O auxílio-aluguel será liberado após a vítima apresentar todas as provas da violência sofrida e comprovar a situação de vulnerabilidade.
Como funcionará o auxílio-aluguel?
O auxílio-aluguel será concedido por um período de 12 meses, com possibilidade de extensão por mais um ano mediante justificativa técnica. A nova lei já entrou em vigor, e o governo terá 120 dias a partir desta sexta-feira para regulamentar a lei. As despesas para a execução desse benefício serão cobertas por dotações orçamentárias próprias, que poderão ser suplementadas se necessário.
Esta iniciativa marca um passo importante no combate à violência doméstica em Natal, oferecendo recursos para que as vítimas se sintam seguras e apoiadas em suas decisões de abandono de um ambiente destrutivo. A introdução do auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica reforça o comprometimento de Natal em garantir um ambiente seguro e acolhedor para todas as mulheres.