O Meu INSS, uma ferramenta que concentra serviços previdenciários criada há meia década atrás, ainda enfrenta dificuldades. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que disponibiliza a plataforma, enfrenta desafios para um funcionamento pleno devido a instabilidades do sistema, além de indeferimentos quase que imediatos, que são obstáculos corriqueiros. Ainda, há a dificuldade de inclusão digital para a parcela da população mais vulnerável e idosa, que muitas vezes tem dificuldade com a tecnologia.
A plataforma é extremamente relevante, visto que permite a realização de requerimentos e inclusão de documentação necessária para a análise, além de possibilitar aos aposentados e pensionistas a alteração do local de recebimento de seus benefícios ou até mesmo o cadastro de representantes legais, o que facilita muito a vida destas pessoas. Porém, advogados especializados em Direito Previdenciário relatam diversos problemas nesta relação entre segurado e sistema.
Quais problemas ainda persistem no Meu INSS?

O maior problema, que é fruto de críticas por parte dos especialistas, é a dependência dos processos com a plataforma, além da falta de políticas educativas para ensinar os cidadãos a utilizar os recursos do Meu INSS de modo mais efetivo e ágil. O problema de exclusão digital é uma preocupação referente a uma parcela da população que não tem acesso ou habilidade para utilizar tecnologias.
Instabilidade no sistema e indeferimentos automáticos constituem um grande empecilho para os usuários. O sistema nem sempre permite que o segurado faça ajustes ou complementações no pedido que apresenta problemas, o chamado “cumprimento de exigência”. Segundo informações oficiais do Instituto, hoje em dia cerca de 35% das análises são feitas de modo automático pela plataforma utilizando de inteligência artificial.
O acesso à plataforma Meu INSS é fácil?
A resposta é não para muitos usuários, principalmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade, como os idosos ou pessoas com baixo estudo. Eles enfrentam dificuldades não só em entender os recursos da ferramenta, mas também na falta de um dispositivo onde possam instalar o app, como é o caso de um smartphone. Além disso, a dependência de ajuda de terceiros para acessar a plataforma pode levar a situações de fraude, onde informações do segurado podem ser usadas de modo indevido.
E sobre instabilidades no Meu INSS?
Muitos usuários encontram problemas quanto à estabilidade da plataforma, o que pode impossibilitar o acesso às informações e até o protocolo dos pedidos de benefício. Segundo o INSS, a Dataprev monitora constantemente os sistemas para intervenção imediata quando algum incidente é identificado.