Com a aproximação do novo ano, muitos brasileiros que dependem de programas de assistência social, como o Vale-Gás, começam a se questionar sobre a continuidade desses benefícios. Nesta notícia, nós compilamos todas as informações que você precisa saber sobre o Vale-Gás 2024.
Programa Vale-Gás vai continuar em 2024?

O programa Vale-Gás, criado pelo governo brasileiro para auxiliar famílias de baixa renda na aquisição de botijões de gás, foi confirmado para continuar no próximo ano. Segundo o Decreto 10.881/2021, o programa é válido até 2026. Portanto, os beneficiários já podem começar a planejar o uso desse dinheiro em 2024.
O valor do Vale-Gás vai mudar em 2024?
Sim, o valor do Vale-Gás sofrerá algumas alterações a partir de 2024. Atualmente, o programa cobre o valor integral do botijão de gás. No entanto, a partir do próximo ano, o benefício será reduzido pela metade. Isso ocorre devido ao término do adicional extras do Vale-Gás que foi válido apenas para o ano de 2023. A não ser que seja aprovada uma nova Medida Provisória, o valor será reduzido.
Quem pode receber o Vale-Gás 2024?
Primeiramente, o beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico, o sistema governamental que registra brasileiros de baixa renda. Além disso, para serem elegíveis ao recebimento do Vale-Gás, a renda familiar mensal da residência deve ser menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive às famílias que já recebem benefícios de outros programas sociais. Outra regra é que o beneficiário deve ter em sua família, um integrante que também receba o benefício de prestação continuada da assistência social (BPC/LOAS), mesmo que não estejam inscritas no CadÚnico.
Como realizar o cadastro para o programa?
Para se inscrever no programa, é necessário que a família esteja registrada no CadÚnico. Vale lembrar que o pagamento não é garantido, já que a seleção é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Logo, aquelas famílias que preenchem os critérios de seleção, devem esperar a confirmação do benefício. É importante ressaltar que famílias com mulheres vítimas de violência doméstica são prioritárias no recebimento.
O próximo pagamento do Vale-Gás ocorrerá em dezembro de 2023, com o benefício sendo creditado a cada dois meses. Ao total, cerca de 5,5 milhões de brasileiros receberão um valor que deve variar entre R$ 104 e R$ 106.