Após a interrupção causada pelo feriado de Finados, as agências da Previdência Social retomaram o funcionamento normal nesta sexta-feira (3). As unidades operaram dentro dos horários usuais, que variam de acordo com a região e a unidade, das 7h às 17h, ou das 8h às 17h.
Os segurados que tiveram seu exame médico pericial agendado durante a interrupção agora possuem a opção de solicitação do benefício por meio do sistema Atestmed. Este sistema requer o envio de um atestado via internet, que pode ser realizado na própria agência. Em caso de ausência do perito na agência, o atendimento será realizado por um servidor do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que se encarregará de encaminhar a documentação ao segurado.
Número de atendimentos nas agências do INSS

Segundo o balanço parcial divulgado pelo INSS na noite de sexta-feira (3), foram agendadas 21.774 perícias para 2.535 peritos do Instituto. Do total, 14.404 exames foram realizados por 1.974 peritos que trabalharam durante o feriado prolongado. As perícias restantes não foram realizadas devido à ausência dos profissionais responsáveis.
Como foram os atendimentos do INSS em São Paulo?
No estado de São Paulo, das 5.077 perícias agendadas, 3.192 foram concluídas e 297 foram categorizadas como “caíram em exigência”, ou seja, situações na qual o segurado precisa apresentar mais documentos para ter o benefício liberado. Das perícias marcadas, 751 não puderam ser realizadas devido à ausência de avaliação médica. No entanto, 131 dessas perícias presenciais foram convertidas em Atestmed, totalizando 17,55% do total de agendamentos no estado de São Paulo.
E no Rio de Janeiro?
No estado do Rio de Janeiro, a situação foi semelhante: 451 pessoas ficaram sem atendimento. O estado possui 291 médicos peritos, dos quais 56 não compareceram ao trabalho no dia agendado. Todos os segurados que não foram atendidos tiveram seus atendimentos reagendados.
O instituto enfatiza que os segurados cujo exame médico estava marcado, mas não ocorreu devido à ausência do profissional, puderam solicitar o auxílio remotamente, por meio da internet, desde que aceitassem a solicitação por meio do Atestmed. Aqueles que não quiseram usar essa opção tiveram que remarcar a perícia.
Como pedir o auxílio-doença pelo Meu INSS?
Para solicitar o auxílio-doença pelo sistema Meu INSS, é necessário apresentar o atestado médico, além de laudos e exames médicos recentes. Esses documentos são os mesmos que já deveriam estar em posse do segurado que teve a perícia agendada. O atestado precisa incluir: nome completo, data de emissão, diagnóstico completo ou código da CID (Classificação Internacional de Doenças), assinatura do profissional, identificação do médico, data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais, e a duração estimada do período de recuperação.