O último mês do ano geralmente traz a oportunidade do pagamento do tão aguardado Décimo Terceiro salário, amplamente antecipado pelos brasileiros que atuam em regime CLT. Embora muitos optem por utilizar o benefício para presentear familiares e amigos nas festividades de Natal e fim de ano, é importante considerar que o recurso pode ser aplicado em algo que traga benefícios a longo prazo, como a quitação de dívidas.
Vamos considerar que você tem algumas contas pendentes. Quanto mais tempo elas permanecerem assim, mais juros você terá que pagar. Se quer aproveitar o 13º para acertar as contas, reunimos aqui cinco ótimas dicas de como fazer isso de uma maneira inteligente.
Entendo suas dívidas e relacionando-as ao Décimo Terceiro

Em primeiro lugar, você deve entender as suas dívidas. Faça uma relação de todas elas para obter uma visão clara do cenário. Aponte os valores de cada uma e as taxas. Tal informação é primordial para que possa negociar os débitos e conseguir as melhores condições possíveis para quitá-los.
Quais são as dívidas mais caras para usar?
Na sua lista, dê prioridade para as dívidas mais caras. Escolha débitos onde o juro é mais elevado, tais como cartões de crédito, empréstimos pessoais ou cheque especial. São essas as contas que podem rapidamente se transformar numa “bola de neve” e desestabilizar suas finanças.
Como negociar suas dívidas e usar o Décimo Terceiro salário?
Este é momento primordial. É importante insistir na negociação. As empresas credoras estão cientes que muitos recebem o Décimo Terceiro salário e veem nele uma oportunidade de quitação. Portanto, é provável que estejam mais dispostas a negociar e oferecer taxas de juros mais baixas ou planos de pagamento mais flexíveis. Lembre-se não parcele o débito, a ideia é usar o Décimo Terceiro como um extra que não vai se repetir ao longo dos meses.
Após realizar a quitação do maior número de dívidas possíveis, é interessante considerar reservar uma parte do Décimo Terceiro salário para criar ou fortalecer uma reserva de emergência. Isso ajudará a evitar a necessidade de recorrer a mais dívidas quando surgirem despesas inesperadas.
Já pensou em investir em educação financeira? Essa pode ser uma ótima forma de usar o Décimo Terceiro. Dedique um pouco do seu tempo, sem gastar nada, buscando conteúdos gratuitos que possam lhe ajudar a aprender a gerenciar suas finanças de forma mais eficaz.
Gostou das dicas? Esteja sempre atento às nossas publicações para saber mais sobre como melhor administrar suas finanças! Te esperamos na nossa próxima coluna!