O governo de Penedo, sob a liderança de Ronaldo Lopes e João Lucas, tem priorizado a criação e promoção de políticas públicas eficazes para a população de baixa renda da cidade. Esses esforços têm sido levados adiante principalmente através das iniciativas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), administrada por Ana Teresa Lopes.
A SEMASDH tem trabalhado para agilizar o processo de obtenção do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC LOAS). Este benefício é voltado para as pessoas idosas ou com deficiência da cidade de Penedo, não gerando nenhum custo para os beneficiados que também têm direito a recebimento de cesta básica.
Auxílio para famílias por meio do BPC

Na terça-feira, 31 de agosto, dois lares em situação de vulnerabilidade social receberam a carta de concessão do BPC LOAS. Este benefício assegura uma renda mensal de um salário mínimo pelo resto da vida, sendo retroativo à data de solicitação. O auxílio tem feito uma diferença notável na vida de muitas famílias, incluindo a do senhor Laudomiro dos Santos, um idoso viúvo que vive sozinho no bairro Santo Antônio.
Anteriormente, “Seu” Laudomiro estava recebendo Auxílio Brasil, mas agora não precisa mais deste recurso emergencial. A rapidez da concessão do BPC LOAS deixou Clécia Santos Alves, sobrinha de Laudomiro, muito surpresa e grata.
Programa Viver Melhor e o BPC
O Programa Viver Melhor, uma espécie de braço direito da SEMASDH, atende pessoas com deficiência permanente ou idosas em Penedo, fazendo todo o acompanhamento durante o processo de solicitação do benefício – até que recebem a carta de concessão – sem custo algum para essas famílias.
O trabalho da equipe da SEMASDH se manifestou também na vida da família de Paulo, um menino recém diagnosticado com autismo. Assim como o caso de ‘Seu’ Laudomiro, seus pais também receberam a carta de concessão do BPC LOAS com muita brevidade.
A SEMASDH e o desenvolvimento de ações de assistência social
Confirmando o compromisso do governo de Penedo em promover efetivas políticas públicas para os necessitados, a SEMASDH faz a solicitação para BPC LOAS, providencia o agendamento da perícia e garante o devido acompanhamento até a finalização do processo de concessão do benefício, que é pago pelo INSS.