O ano de 2024 chegou com novidades para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recorrem à linha de crédito do empréstimo consignado. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu diminuir as taxas de juros desse tipo de empréstimo, o que tem gerado diversas reações nos meios financeiro e bancário do país.
Antes, o teto para empréstimos com desconto em folha estava em 1,91%. Agora, este valor foi reduzido para 1,84%. Enquanto isso, para operações com cartão de crédito e cartão consignado de benefício, a taxa máxima desceu de 2,83% para 2,73%. Essas mudanças foram aprovadas pelo CNPS e estão valide a partir do ano de 2024.
Como esses novos juros no empréstimo consignado do INSS afetam os bancos?

No melhor interesse do cliente, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB) já confirmaram que vão aderir a estas novas taxas. Porém, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou que essa decisão pode fazer com que outras instituições financeiras deixem de oferecer o empréstimo consignado do INSS.
Porque houve a diminuição das taxas de juros do empréstimo consignado INSS?
A diminuição das taxas de juro aconteceu em resposta à redução da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). A taxa anual caiu de 13,25% para 12,75% e esta variação teve repercussão no máximo de juros que os beneficiários do INSS podem receber em consignados.
Qual a importância das informações sobre o empréstimo consignado do INSS?
Todo segurado precisa conhecer os detalhes do seu contrato antes de entrar em qualquer empréstimo. Por isso, é imprescindível estar atento ao Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual, a taxa de juro anual, a taxa de juro do mês e o valor do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que será cobrado.
O bloqueio e o desbloqueio do empréstimo consignado do INSS podem ser feitos na plataforma Meu INSS. Basta clicar em “Novo Pedido” e digitar “bloquear” ou “desbloquear” para proceder.
Como saber se estou pagando os juros corretos do empréstimo?
Para consulta de taxa de juros, a plataforma Meu INSS também oferece suporte aos segurados. A consulta pode ser feita sem login ou senha, diretamente no aplicativo ou site
Diversas instituições oferecem o consignado do INSS, e as taxas podem variar de acordo com o relacionamento do cliente com o banco. Porém, a taxa não pode ultrapassar o teto permitido para a operação.