Para os investidores de plantão, é notícia confirmada: a B3 (B3SA3), bolsa de valores oficial do Brasil, terá suas atividades suspensas em feriados nacionais. Entre os dias que farão parte desta lista em 2023, está o Dia de Finados, em 2 de novembro.
Apesar do fechamento no feriado, não haverá emenda. Os trabalhos serão retomados já na próxima sexta-feira, 3 de novembro. Isso significa que as negociações na B3 voltarão ao normal rapidamente após o breve descanso.
Quais são os outros feriados que afetam a B3 em 2023?

Costura-se o fim do ano e outras datas de fechamento da B3 já foram divulgadas. Dentre os feriados que a bolsa brasileira ainda ficará de portas fechadas, pode-se citar: Proclamação da República (15/11), Natal (25/12) e antevéspera de Ano Novo (29/12).
E a respeito dos horários de funcionamento da B3?
Normalmente, a B3 funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Existe também o período de pré-abertura, que se dá entre 9h45 e 10h. O chamado after-market ocorre entre as 17h25 e 17h30. As negociações com o Ibovespa futuro têm início às 9h e vão até as 17h55.
Como fica o funcionamento dos bancos nos feriados?
Vale lembrar que as agências bancárias também não abrirão no feriado de 2 de novembro, Dia de Finados. O Conselho Monetário Nacional (CMN), mediante o calendário oficial da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), considera a data como feriado nacional, não havendo expediente bancário.
Apesar do fechamento das agências, as áreas de autoatendimento permanecerão acessíveis para o público, da mesma forma que os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking). Estes serviços estarão disponíveis tanto no feriado quanto no final de semana subsequente.
Como ficam os pagamentos de contas durante esses feriados?
Para as contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês que vencem no dia 2 de novembro, eles poderão ser pagos no próximo dia útil (3 de novembro) sem acréscimos. Vale ressaltar que tributos geralmente já possuem datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Se isso não tiver acontecido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento. Caso os títulos tenham código de barras, é possível agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking ou pelo atendimento telefônico dos bancos. Boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).