Warren Buffett, o aclamado investidor e bilionário americano, apesar de ter se mantido um crítico contundente das criptomoedas, parece ter mudado discretamente seu ceticismo ao obter lucros significativos com o investimento em uma fintech brasileira ligada ao setor de criptomoedas. Buffett, que se referiu ao Bitcoin como “veneno de rato ao quadrado”, parece estar apreciando o sabor do “veneno” em 2023, com a evolução do valor do seu investimento na Nu Holdings, a empresa mãe do Nubank.
Warren Buffett apelidado de “Oráculo de Omaha” comprou 107 milhões de ações da Nu Holdings em 2021, investindo inicialmente US$ 500 milhões e mais tarde aumentando essa participação com outros US$ 250 milhões. Desde então, a Berkshire Hathaway, empresa de Buffett, não vendeu uma única ação, de acordo com o balanço financeiro do segundo trimestre de 2023.
Quanto vale o investimento da Nubank de Buffett em 2023?

Com a valorização das ações da Nu Holdings em 106% em 2023, o investimento de US$ 750 milhões de Buffett vale atualmente cerca de US$ 879,5 milhões. Este valor chegou a ultrapassar US$ 1 bilhão em seu pico, em fevereiro de 2022.
Por que a aposta de Warren Buffett sobre a Nubank é uma “aposta cripto”?
O Nubank, uma divisão da Nu Holdings, tem uma forte ligação com o mercado de criptomoedas. A fintech oferece serviços relacionados a ativos digitais para mais de 1,35 milhão de usuários. A Easynvest, plataforma de investimentos comprada pela Nu Holdings, oferece um ETF de Bitcoin. Ademais, o Nubank oferece serviços de compra e venda de Bitcoin e Ether. Não só isso, em maio de 2022, a Nu Holdings alocou 1% de seu caixa em Bitcoin, refletindo sua confiança no potencial disruptivo da criptomoeda.
Performance das ações da Nu em comparação com outras grandes empresas
As ações da Nu Holdings têm superado o desempenho de outras grandes empresas no portfólio de Buffett, como a Amazon e a Apple, que valorizaram 54,65% e 36% respectivamente, em 2023. A resposta da Nu Holdings ao mercado de criptomoedas foi, sem dúvida, um impulso para a visibilidade e o valor da marca.