Por mais que os benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sejam um direito do trabalhador, nem sempre esses são concedidos de maneira simples e direta. Entenda agora por quais motivos seu benefício do INSS pode ter sido negado.
Para entender os processos do INSS, é preciso levar em consideração que não são raros os impedimentos para a aprovação de um benefício, sejam eles: documentação incompleta, reprovação em perícia médica, erro na análise do próprio INSS, ou até mesmo o fato do segurado não ter o direito ao benefício requerido.
Quais são os principais entraves na negação do INSS?

O primeiro obstáculo costuma ser a documentação, muitas vezes incompleta ou com informações preenchidas de forma equivocada. Ao realizar o pedido online através do site do Meu INSS, o segurado pode esquecer de apresentar um documento necessário ou até mesmo preencher de maneira errônea algum campo, causando assim, a negação do pedido.
A segunda maior causa de negação dos benefícios é a reprovação na perícia médica do INSS. Para benefícios como auxílio-doença acidentário, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, a perícia médica torna-se uma etapa essencial. No entanto, quando há uma reprovação, ainda é possível reverter a situação através de um pedido na Justiça, que pode designar uma nova perícia com um médico especialista no caso.
Erro de análise do INSS é comum?
Na realidade, sim. Diante do alto volume de pedidos, a chance de haver uma análise superficial e ocorrerem erros é significativa. Nestes casos, uma das formas de diminuir a possibilidade de negação do benefício por uma análise errônea do INSS é a apresentação de uma petição detalhada sobre o caso através de um advogado previdenciário, facilitando, assim, o entendimento do INSS.
E se o segurado não tiver direito ao benefício INSS?
Outra possibilidade para a negativa do INSS é o fato de o segurado simplesmente não cumprir os requisitos para o recebimento do benefício. Por isso é relevante certificar-se de seus direitos e requisitos antes de dar entrada em qualquer pedido de benefício ao INSS.
O que fazer se o benefício for negado?
Se mesmo após todos os esforços e justificativas, o benefício for negado, é possível seguir por diferentes caminhos. Uma opção é simplesmente aceitar a decisão. Contudo, se o segurado tem certeza de que cumpre os requisitos e que sua documentação está correta, é mais indicado que este não desista e tente reverter a situação. Essa reversão pode ocorrer por meio de um recurso administrativo apresentado na plataforma do Meu INSS ou diretamente na Justiça. Ao analisar casos, juízes familiarizados com erros comuns do INSS podem entender a resposta equivocada por parte da Previdência e decidir a favor do segurado.