O ‘Auxílio Gás’, também conhecido como ‘vale-gás’, é uma iniciativa do governo para amparar famílias de baixa renda, minimizando o impacto dos aumentos de preços do gás de cozinha. Esta assistência, criada em 2021, é voltada às famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Este programa é repassado a cada dois meses e o valor é equivalente à média do preço nacional de um botijão de 13 kg de GLP (gás liquefeito de petróleo). O cálculo deste valor é feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Como se cadastrar no Auxílio Gás?

Para ser elegível para o benefício, a família precisa estar inscrita no CadÚnico. O cadastramento é destinado àqueles que possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, renda total da família de até três salários mínimos e para pessoas que vivem sozinhas ou em situação de rua.
O cadastramento do auxílio gás pode ser realizado diretamente no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou em um posto de atendimento do CadÚnico.
Como saber se tenho direito ao Auxílio Gás?
A inscrição no CadÚnico, por si só, não garante que a família irá receber o auxílio-gás. A lista de beneficiados depende do orçamento previsto para o programa, além do número de famílias atendidas no município e que estejam em condição de vulnerabilidade.
Para saber se foi contemplado, a família deve verificar no aplicativo do Bolsa Família, que pode ser baixado tanto no Play Store (Android) quanto no App Store (iOS), ou pelo telefone 111 da Caixa Econômica Federal.
Qual é o valor do Auxílio Gás?
O valor pago refere-se à média do preço nacional de um botijão de 13 kg de GLP, calculado mensalmente pela ANP. Nos últimos meses, o valor tem ficado em torno de R$ 100. O pagamento é feito seguindo o calendário do Bolsa Família, nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro.
Como receber o Benefício?
Para poder receber o Auxílio Gás, o valor é disponibilizado em uma conta digital ou bancária indicada no cadastro. Caso a família não possua nenhuma dessas opções, será aberta automaticamente uma poupança social digital, onde será depositada a quantia. Este valor fica disponível por 120 dias e pode ser sacado em lotéricas ou caixas da Caixa Econômica Federal.