Você sabia que os Estados Unidos possuem um mecanismo parecido com o nosso FGC (Fundo Garantidor de Créditos) e que inclusive foi utilizado recentemente pelos investidores de bancos que tiveram problemas de solvência por lá?
É o FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), que foi criado em 1933 com o objetivo de proteger os depositantes e promover a estabilidade financeira do país.
A corretora digital Avenue, com sede nos EUA, explica que a origem do FDIC remonta a Grande Depressão dos anos de 1930, um período de crise econômica sem precedente nos Estados Unidos.
Durante esse período muitos bancos faliram e os depositantes perderam suas economias, o que gerou uma onda de pânico no sistema bancário.
Em resposta a esta crise, o presidente Franklin Roosevelt propôs uma série de reformas para estabilizar o sistema bancário e proteger os depositantes. Uma delas foi a criação do FDIC, como parte da Lei de Segurança Bancária – a Banking Act.
A ideia era fornecer um seguro aos depositantes para que eles não perdessem todas as suas economias caso a instituição falisse.
Desde então, a agência já foi testada diversas vezes. Durante a crise financeira de 2008, por exemplo, quando várias instituições financeiras faliram, a FDIC foi capaz de administrar a quebra dessas instituições e proteger os depositantes.
Mais recentemente, com o problema que os bancos médios do EUA sofreram no início deste ano, a FDIC novamente precisou ser acionada e intervir para preservar o dinheiro dos investidores.
Hoje, o FDIC é uma das agências governamentais mais importantes dos EUA e continua a desempenhar um papel crucial na proteção dos investidores e na promoção da estabilidade financeira do país.
Até US$ 250 mil
O “seguro” funciona assim: se a instituição financeira enfrentar problemas, a FDIC assume a administração e tenta vender seus ativos para pagar os depositantes.
Se a venda não for suficiente para pagar a todos os depositantes, a agência faz o reembolso até o limite estabelecido pela agência, que atualmente é de US$ 250 mil para contas de depósito em dinheiro em uma única instituição financeira.
Quer investir EUA de forma simples e segura? Abra agora mesmo sua conta na Avenue.