Outubro já está acabando e com a chegada de novembro também iniciam-se as preparações para a Black Friday 2023. Sendo assim, é importante já se preparar para conseguir arrematar as melhores oportunidades de compra dessa data, que é uma das maiores no varejo brasileiro.
Vale a pena destacar que o dia oficial da Black Friday 2023 vai cair no dia 24 de novembro e promete descontos em lojas físicas e virtuais, como Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magazine Luiza (Magalu).
Portanto, para ficar ainda mais afiado, confira a seguir algumas das melhores dicas para economizar nas compras desse ano.

Faça uma lista de compras
A primeira dica é colocar no papel qual os produtos que você tem interesse de comprar nessa data. Com esses dados em mãos, o consumidor ganha tempo, já que realizará pesquisas mais objetivas.
Vale a pena destacar a importância de, além de fazer uma lista de produtos, pesquisar cuidadosamente sobre eles e seu histórico de preços, para que seja possível analisar se esses produtos realmente tiveram descontos imperdíveis.
Também pode ser útil buscar reviews e comparativos na Internet, que ajudam a identificar pontos fortes e fracos dos produtos, além de trazer experiências reais de outros consumidores. No TechTudo, é possível encontrar reviews de celulares, notebooks, TVs e jogos, com testes completos dos nossos especialistas.
Faça o cadastro nas lojas com antecedência
Outra coisa que pode te ajudar a ganhar tempo em compras através de lojas virtuais é justamente o cadastro antecipado nesses estabelecimentos. Vale a pena destacar que as promoções, muitas vezes, são por tempo determinado ou acabam com o fim dos estoques. Ou seja, todo tempo ganho será lucro para você!
Verifique se a loja é confiável
Épocas como a Black Friday são momentos considerados oportunos por golpistas. Sendo assim, é comum ver relatos de consumidores que foram atraídos por promoções irreais. Portanto, não se esqueça de verificar a confiabilidade das lojas virtuais.
Outra forma de se prevenir é checar a reputação das lojas em plataformas como o Reclame Aqui e conferir se o CNPJ da empresa está ativo na Receita Federal. Também vale checar se existem reclamações de outros compradores nas redes sociais.
Use o cartão de crédito virtual em suas compras
Os cartões de crédito oferecem diversos benefícios, como a possibilidade de parcelar compras sem juros e acumular pontos em programas de recompensas e cashback. Além disso, eles oferecem uma proteção adicional ao consumidor em caso de arrependimento ou problemas com as compras.
Uma forma de diminuir os riscos de golpes é optar por cartões de crédito virtuais ou digitais. Os serviços funcionam em aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS) e já estão disponíveis em diversos bancos, como Nubank, Itaú e Banco do Brasil. O diferencial do recurso é a possibilidade de “trocar o número” do cartão esporadicamente e, assim, diminuir o risco de fraudes.
Use a aba anônima
Por último, mas definitivamente não menos importante, quando for navegar pelas lojas virtuais, use a aba de navegação anônima. Isso porque, toda a sua interação digital vai deixar rastros das atividades e interesses do usuário. É por meio dessas informações que as empresas conseguem mapear seus hábitos e preferências e direcionar anúncios e resultados personalizados.
Em suma, ao utilizar o navegador no modo privado, o consumidor evita resultados tendenciosos, baseados em seu histórico online. Assim, compradores conseguem explorar ofertas de maneira mais imparcial, encontrando preços mais competitivos, sem a influência das pesquisas passadas.