Uma proteção oferecida pelo Banco Central a usuários do Pix, vítimas de fraudes, golpes e engenharia social é o MED, ou Mecanismo Especial de Devolução. Apesar de ter sido criado em 2021 com o objetivo de ampliar a segurança nas transações instantâneas, um estudo recente da fintech de proteção financeira Silverguard apontou que 9 entre 10 brasileiros não sabem sobre a existência ou o funcionamento do mecanismo.
Chefe de gestão e operação do Pix no Banco Central, Carlos Brandt, destacou ao InfoMoney que tornar o Pix cada vez mais seguro é quase uma obsessão. No entanto, reconhece que o MED ainda não é amplamente conhecido e, por isso, é importante disseminar informações e garantir que o mecanismo seja acessível a todos.
O que é o MED e quando é acionado?

O Mecanismo Especial de Devolução é um conjunto de regras e procedimentos operacionais que as instituições financeiras participantes do Pix devem seguir para efetivar uma devolução de dinheiro em casos de fraude. O MED é acionado mediante a solicitação do cliente ao banco, e pode ser utilizado em casos de fraudes, golpes, engenharia social, ou mesmo em situações de crédito indevido por falha operacional.
Como utilizar o MED para recuperar seu dinheiro do golpe PIX?
O prazo para registrar o pedido de devolução na instituição é de até 80 dias após a data em que o Pix foi efetuado. Inicialmente, o cliente precisa registrar uma reclamação na sua instituição financeira, que tem o prazo de 10 minutos para acionar o MED. Em seguida, a instituição solicita documentos e tem até 7 dias para avaliar o pedido do cliente. Confirmada a fraude, o valor é devolvido ao cliente, integral ou parcialmente, em até 96 horas.
O MED funciona para recuperar seu dinheiro?
Segundo o estudo da Silverguard, de 1,7 milhão de solicitações de suspeita de fraude ao MED em 2022, apenas 6% do valor das solicitações foi devolvido. Isto se deve, na maioria dos casos, à rapidez com que os criminosos transferem dinheiro para outras contas, dificultando o rastreamento.
Frente a este cenário, o Banco Central está trabalhando em uma atualização do MED para permitir um rastreamento mais efetivo de contas suspeitas. Além disso, instituições financeiras estão investindo em sistemas de segurança e campanhas de conscientização para informar o usuário sobre os procedimentos em casos de suspeita de fraude.