Existem diversas estratégias para quem opera no mercado financeiro e é possível obter ótimos ganhos com todas elas – tudo depende do seu perfil e disponibilidade para operar.
A ActivTrades listou e explicou quais são os principais tipos de trades para que você entenda qual faz mais sentido para os seus objetivos.
Confira abaixo:
Scalping
Scalping são operações que ocorrem em um curto período de tempo – normalmente em poucos segundos.
Nesse tipo de trade, a estratégia consiste em executar ordens rápidas curtas e sequenciais, com objetivo de lucrar um pouquinho por operação, mas manter um grande número de transações diárias.
Os scalpers procuram ativos com alto volume de negociação e liquidez, sem se preocupar muito com análises gráficas e notícias.
“Nos dias em que o mercado está lento, com poucos negócios e pouca variação de preços, é melhor não operar e deixar para utilizar esta estratégia em um dia em que o pregão estiver mais favorável”, explica a ActivTrades.
Para que o scalper tenha sucesso é importante ter um objetivo bem traçado ao longo do dia e manter a disciplina – caso contrário, as chances de prejuízo aumentam
Day trade
São operações de curto prazo, que começam e terminam no mesmo dia. “Como a operação é aberta e encerrada antes do fechamento do mercado, não há cobrança de swap”, explica a equipe da ActivTrades.
Os traders que tem como estratégia o day trade, tem como objetivo lucrar com as movimentações diárias de cada ativo. Por isso, a volatilidade do mercado é importante, e também é bom ficar de olho em notícias, como divulgações do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) e Breaking News.
Swing trade
São operações de curto e médio prazo que costumam durar alguns dias ou semanas. Como a operação é encerrada somente após o fechamento do mercado, existe a cobrança do swap diário.
Essa estratégia permite que o investidor obtenha ganhos num prazo curto ou médio, mas não exige foco exclusivo no mercado. Ou seja, quem opera com swing trade pode ter uma outra ocupação e usar o trading como um complemento das suas atividades, gerando uma renda ainda maior.
Os traders que usam essa estratégia estão muito mais focados nas tendências de mercado de um modo geral. Eles costumam olhar muito os gráficos de preço e o histórico de variação da cotação dos ativos para conseguirem encontrar boas oportunidades.