Clientes do Nubank estão enfrentando uma nova ameaça cibernética. Trata-se de uma versão atualizada do conhecido “golpe da central telefônica”. Os cibercriminosos estão “camuflando” seus números reais e, na tela do usuário, é exibido o número legítimo de atendimento ao cliente do Nubank (4020-0185). Esta prática tem gerado muita confusão e preocupação entre os clientes.
Esta não é a primeira vez que a indústria da tecnologia financeira se depara com táticas de fraude semelhantes. Geralmente, são práticas de engenharia social que ocorrem fora do ambiente de aplicativos de instituições financeiras. O objetivo principal desses golpistas é enganar as vítimas para que elas realizem operações financeiras indevidas.
Como o Nubank está reagindo a este processo fraudulento?

Diante da situação, o Nubank tem tomado uma série de medidas. A instituição financeira tem alertado ativamente seus clientes sobre a tática de “camuflagem” em diversas plataformas públicas, inclusive no blog oficial da empresa. A empresa também lançou recentemente uma página de segurança especial, na qual destaca os golpes mais comuns praticados por terceiros que se passam por representantes do banco.
E se eu for vítima desse golpe?
Se algum cliente se tornar vítima deste ou de qualquer outro golpe, o Nubank orienta o primeiro passo a ser realizado: o contato imediato com os canais oficiais de atendimento do banco. Esses canais estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.
Operações de camuflagem: Um problema maior?
O problema das operações de “camuflagem” parece ser mais extenso. Além dos clientes do Nubank, correntistas de diversas outras instituições financeiras também relataram sofrer ataques semelhantes. Bancos como Bradesco, Sicoob e Banco do Brasil foram mencionados em várias postagens nas redes sociais.