Você já ouviu falar em Small Caps? Pois este é o nome dado às ações de empresas com menor capitalização de mercado, geralmente abaixo de 1 bilhão de dólares.
Mas não se engane pelo tamanho, essas empresas podem ter um ótimo potencial de crescimento específico e com isso oferecer grandes retornos para investidores, de acordo com a EQI Investimentos.
A equipe da EQI explica que o tamanho da empresa é diretamente proporcional ao seu valor de mercado, o chamado market cap. Para calcular o valor de mercado, usamos a seguinte fórmula: Capitalização da empresa = Total de ações x preço unitário. Em geral, o mercado considera que empresas com capitalização abaixo de 1 bilhão de dólares são consideradas como pouco capitalizadas. Logo, elas são classificadas como small caps.
E é justamente aí que está a grande oportunidade para os investidores. Enquanto as grandes corporações já atingiram seu auge e possuem uma base sólida, as small caps têm espaço para crescimento considerável. Essa característica as torna particularmente atraentes para investidores em busca de oportunidades com potencial de alta valorização.
Outro ponto que pode ser considerado é o fato de que essas ações possuem uma menor cobertura dos analistas, o que pode levar à descoberta de ações subvalorizadas. Já quando a ação é acompanhada de perto por dezenas de casas de análise, as chances de encontrar uma oportunidade “que ninguém viu” é menor.
Outro ponto positivo é que as empresas que possuem small caps negociadas na bolsa são frequentemente mais ágeis e inovadores, adaptando-se rapidamente às mudanças do mercado.
Mas lembre-se, não há recompensa sem risco. Portanto, você precisa se atentar a alguns pontos antes de investir neste tipo de empresa.
As small caps tendem a ser mais voláteis, o que pode assustar alguns investidores. Isso quer dizer que seu preço pode oscilar de maneira mais brisca, principalmente no curto prazo, o que faz com que a aplicação seja indicada para quem aceita melhor essa volatilidade.
A liquidez limitada também é um ponto de atenção, já que essa questão de comprar ou vender ações rapidamente pode incomodar algum investidor.
Além disso, é importante destacar que investir em small caps requer uma análise mais profunda, pois informações detalhadas podem ser mais escassas – justamente porque há uma cobertura menor dos analistas.
Colocando na balança todos os prós e contras, fica claro que se você tem o perfil adequado e estiver disposto a procurar essas boas empresas, as oportunidades com small caps podem ser enormes.
Pensando nisso, a EQI desenvolveu um relatório gratuito com 3 ativos brasileiros com alto potencial de crescimento para você investir hoje. Clique aqui para acessar.