Se você possui um telefone celular, e-mail ou conta em alguma rede social, provavelmente já foi alvo de tentativas de golpe. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em apenas cinco anos, o número de ocorrências quadruplicou no país, passando de 426.799 em 2018, para impressionantes 1.819.409 em 2022. Isso significa uma média de 207 casos registrados por hora.
Os golpes mais frequentes incluem desde aqueles já conhecidos como o do “falso bilhete premiado”, até novidades no mundo do estelionato, como da “mão fantasma” e do “falso brinde de aniversário”. A justificativa para esse aumento exponencial, segundo especialistas em segurança, está nas mudanças de comportamento ocasionadas principalmente pela pandemia e o acelerado processo de digitalização das finanças.
Por que o número de golpes tem aumentado?

O intenso processo de digitalização das finanças do Brasil teve um crescimento exponencial. Isso já estava em curso, mas foi extremamente acelerado com a pandemia do COVID-19. Se tornando não só uma facilitação para o acesso e gerenciamento digital mas também um prato cheio para criminosos da área.
Como evitar cair em golpes?
- Não fornecer senhas ou outros dados de acesso em sites não oficiais;
- Desconfie de mensagens solicitando dinheiro, opte por confirmar sempre, mesmo que sejam de pessoas próximas;
- Utilizar somente os canais oficiais do seu banco para buscar informações, nada de sites ou links alheios;
- Manter o sistema operacional do celular e aplicativos sempre atualizados, isso evita falhas na segurança dos mesmos.
O que dizem os bancos?
A Caixa Econômica Federal e o Itaú Unibanco, por exemplo, declaram que estão intensificando suas iniciativas de conscientização e realizando investimentos constantes em tecnologia com o propósito de aperfeiçoar a proteção de seus sistemas. O Nubank e o Bradesco também estão alocando recursos em inteligência artificial e introduzindo novos mecanismos de segurança. Até o presente momento, o Banco do Brasil ainda não emitiu qualquer comunicado acerca desse assunto.