María Corina Machado é a líder da oposição venezuelana, que emergiu como a vitoriosa nas primárias presidenciais realizadas no último domingo (22), conquistando 93% dos votos de acordo com a contagem mais recente divulgada nesta quarta-feira (25).
Apesar de sua vitória nas primárias, atualmente, a candidata está impossibilitada de ocupar posições governamentais devido ao seu respaldo às sanções contra o regime de Maduro. Washington ameaçou reverter as medidas de alívio das sanções caso o governo de Maduro não suspenda as restrições que impedem algumas figuras da oposição, incluindo Machado, de assumir cargos públicos.

Quem é María Corina Machado?
Machado, com formação em engenharia industrial, possui uma longa trajetória política, somando mais de duas décadas de envolvimento no cenário político. Ela é especializada em finanças pelo Instituto de Estudos Superiores de Administração (IESA), uma renomada instituição de ensino de negócios na Venezuela, e completou o programa de líderes mundiais em políticas públicas na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Em maio de 2012, ela fundou o Vente Venezuela, partido político do qual é coordenadora e que apoiou sua candidatura nas eleições primárias das quais saiu vencedora.
Em sua campanha, a candidata defende o liberalismo para a economia venezuelana e propõe uma opção contrária ao socialismo para seu país, defendendo o mercado livre, respeito à propriedade privada e pelo Estado de direito. O partido diz oferecer “um modelo de desenvolvimento inclusivo e liberal para gerar prosperidade, riqueza e liberdade na Venezuela”.