Nesta quarta-feira (25), a Secretaria de Comunicação do governo Lula anunciou que o presidente da República demitiu Rita Serrano, até então presidente da Caixa. De acordo com o comunicado, Lula “agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo”.
Em seu lugar, o Governo Federal escolheu para seu lugar o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes. O escolhido é funcionário aposentado da própria Caixa, foi diretor do Funcef e é ligado ao deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Chegou ao cargo como indicação do Centrão, mas especificamente como indicação do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Conheça o novo presidente da Caixa
Carlos Antônio Vieira Fernandes é um economista paraibano, que até então atuava como servidor de carreira da Caixa. Seu nome já era cotado pelo governo Lula para a presidência da Caixa Econômica Federal. Ele foi trazido como opção presidente da Câmara dos Deputados, assim como já citado acima, político que lidera o grupo popularmente conhecido como ‘o Centrão’, o maior grupo político da Câmara dos Deputados.
Em seu histórico profissional, Vieira teve passagem pela secretaria-executiva do Ministério das Cidades durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Enquanto servidor de carreira da Caixa, Vieira tem conhecimento abrangente sobre o setor bancário.
Em suma, o economista atuou ainda como diretor operacional da BRB Financeira, como interino no Ministério das Cidades e Integração e presidente do conselho de administração da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU). Vieira também foi diretor-presidente da Funcef (Fundação dos Economiários Federais).