Na virada de cada ano, é bastante comum surgirem dúvidas a respeito do pagamento do abono salarial PIS/Pasep, sobretudo para aqueles que cumpriram a jornada laboral no ano anterior. Em 2023, não foi diferente. Em especial, porque o governo concluiu os pagamentos do ano base 2021 e já se prepara para o próximo ciclo.
A garantia é que haverá pagamento em 2024 para quem trabalhou ao longo de 2022. No entanto, ainda persistem dúvidas sobre o quando e o como. Nas próximas linhas, esclareceremos essas e outras questões.
Como ficou o calendário PIS/Pasep?

Com o advento da pandemia de Covid-19, houve uma alteração no calendário original de pagamentos do PIS/Pasep. O ano base de 2020, que seria pago em 2021, acabou reprogramado para pagamento apenas em 2022. Isso se deu porque os recursos que seriam usados para esses pagamentos foram destinados ao combate à pandemia.
Com isso, o pagamento referente ao ano base de 2021 foi iniciado apenas em fevereiro de 2023. Seguindo essa lógica, para quem trabalhou em 2022, o pagamento do abono ocorrerá em 2024.
Quem tem direito ao PIS/Pasep?
O abono salarial PIS/Pasep é destinado a trabalhadores que estão inscritos há pelo menos cinco anos e que tenham trabalhado de maneira formal por pelo menos 30 dias no ano-base, com remuneração média mensal de até dois salários mínimos. Vale lembrar também que é imprescindível que todas as informações trabalhistas tenham sido declaradas corretamente na Rais do respectivo ano.
Além disso, o valor do abono é proporcional ao período trabalhado com registro em carteira no ano base. Cada mês (ou períodos superiores a 15 dias) corresponde a um valor de R$ 101.
Como consultar e sacar o PIS/Pasep 2023 pela internet?
Para consultar seu abono, basta acessar o site do governo federal, seguir até a opção “Abrir salarial” e iniciar a sessão com seu CPF. Em seguida, informe a senha e clique em “Entrar”. No portal Emprega Brasil, selecione “Abono salarial” e certifique-se de que 2021 está selecionado como ano base. Para mais detalhes, clique no ícone de olho abaixo da coluna “Ações”.
O saque do abono PIS 2023 se dá por meio do Cartão do Cidadão, em lotéricas ou caixas eletrônicos da Caixa. E o Pasep 2023, para servidores públicos, pode ser sacado em conta corrente ou poupança de clientes do Banco do Brasil e também em outras instituições bancárias.
