Anunciado no início de outubro de 2023, o programa Desenrola Brasil surge como uma importante ferramenta para ajudar brasileiros a renegociarem seus débitos. De acordo com o Ministério da Fazenda, a previsão é beneficiar cerca de 32 milhões de pessoas, disponibilizando até 126 bilhões de reais em descontos para aqueles que recebem até dois salários mínimos ou estão inscritos no Cadúnico.
As dívidas contempladas no programa incluem tanto as bancárias quanto as não bancárias, como contas de luz, água, gastos de varejo, educação e outras. A participação no programa exige cadastro no GOV.BR com certificação ouro ou prata. Para facilitar o processo, apresentamos aqui um guia passo a passo sobre como utilizar o plataforma do Desenrola Brasil.
O que preciso fazer para renegociar minhas dívidas pelo Desenrola Brasil?

O primeiro passo é acessar a plataforma do GOV.BR e realizar o login com seu usuário e senha. Caso seu cadastro seja da categoria bronze, será necessária uma atualização para prata ou ouro. Na plataforma, você terá acesso ao menu “Minhas Dívidas”, onde poderá visualizar todas as dívidas aptas a serem renegociadas.
Posso realizar o pagamento à vista ou de forma parcelada?
Sim! O programa oferece ambas as opções. No menu, ao selecionar a dívida desejada, aparecerá no canto direito as possibilidades de pagamento, podendo ser à vista ou parcelado. É importante frisar que é possível negociar mais de uma dívida de uma só vez.
Quais são os próximos passos após a escolha do tipo de pagamento?
Ao optar pelo pagamento parcelado, você pode escolher o banco de sua preferência para realizar o parcelamento e analisar as condições que cada um oferece. A melhor opção de parcelamento será de acordo com suas condições financeiras, podendo ser uma parcela menor em um prazo mais longo ou um financiamento com prazo mais curto. Vale ressaltar que é possível enviar uma proposta ao credor caso deseje simular novas condições.
Após definir as condições de pagamento, é preciso confirmar seus dados para continuar. A proposta será enviada ao banco escolhido, que enviará para o credor para análise. Caso aprovada, o processo continua e você poderá escolher a forma de pagamento, que pode ser por débito automático, boleto ou PIX. Nessa etapa, também é vital ler e assinar o contrato da proposta, certificando-se de que todos os detalhes estão corretos para finalizar a renegociação de sua dívida.