Os moradores do estado do Tocantins estão prestes a ter um alívio financeiro significativo em suas contas de energia elétrica. Isso é tudo graças ao programa Desenrola Brasil, que tem como objetivo principal minimizar a carga de dívidas da população. O programa, que entrou em vigor em julho de 2023, permite que os débitos acumulados sejam liquidados com incríveis descontos de até 75%.
Esse benefício foi possível graças à parceria com a Energisa, a fornecedora de energia do estado. A adesão da Energisa a este programa é uma notícia especialmente positiva, pois isso significa que os cidadãos terão a oportunidade de pagar suas dívidas de energia eletrica com descontos substantivos.
Como se beneficiar do Desenrola Brasil?

Para entender como aproveitar esses benefícios e obter descontos em suas contas de luz pelo Desenrola Brasil, elaboramos este artigo. Por isso, continue lendo para esclarecer suas incertezas e descobrir mais sobre essa iniciativa.
Quem pode se beneficiar do programa?
Para aproveitar a redução na conta de energia elétrica, você deve ter uma renda de até dois salários mínimos ou estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico). Com a participação da Energisa no programa Desenrola Brasil, os consumidores agora podem desfrutar de outra vantagem: a flexibilidade de parcelamento em até 60 vezes, com taxas de juros não superiores a 1,99% ao mês.
Como participar do programa Desenrola Brasil?
Para fazer a renegociação das suas dívidas através do Desenrola Brasil, é fundamental fazer um cadastro no portal do governo e obter as certificações Ouro ou Prata. Para obter mais detalhes sobre o processo de criação da sua conta, acesse o site oficial do governo digital.
Quais são os critérios de elegibilidade para o programa?
Para ser elegível ao Desenrola Brasil, você deve:
- Ser uma pessoas com renda de até 2 salários mínimos.
- Ter dívidas que foram notificadas até 12/31/2022 e permanecerem ativas em 06/28/2023.
- A data de vencimento da dívida deve ser a partir de 1º de janeiro de 2019.
- O valor da negativação deve ser igual ou inferior a R$ 5.000,00 por registro.
Quando se trata das opções de pagamento disponíveis, o programa fornece uma série de escolhas para estar com as necessidades individuais.
Como pagar as parcelas do programa?
As parcelas podem ser pagas através de débito em conta bancária, boleto bancário ou PIX, tornando o processo conveniente e acessível. Caso opte por pagar a vista, o pagamento será efetuado através da plataforma indicada.
Lembramos que o Desenrola Brasil é uma grande iniciativa para ajudar os cidadãos a pagarem suas dívidas e aliviar a carga das contas de eletricidade.
Por fim, certifique-se de corresponder aos critérios de elegibilidade e siga o processo de adesão para começar a economizar em sua conta de luz.