A indústria de pagamentos via Pix no Brasil está a um passo do estabelecimento de um novo paradigma. Liderando essa revolução está a Payface, uma startup inovadora especializada na tecnologia de identificação por meio do rosto. A empresa está se preparando para inovar o mercado financeiro com o lançamento de uma proposta audaciosa: o PixFace.
Ao contrário do que estamos acostumados hoje, com o PixFace, não serão necessárias senhas ou chaves de acesso para a transação. O novo serviço emprega a biometria facial como método de validação das transações, proposta que eleva a simplicidade e ainda garante uma camada extra de segurança ao usuário. Nota-se que o projeto ainda está em fase de ajustes para garantir a melhor experiência ao cliente.
Como funciona o cadastro para o PixFace?

Pelo aplicativo da instituição financeira de escolha, o usuário poderá registrar o seu próprio rosto e autorizar o seu uso como forma de confirmação das transações Pix. A partir disso, basta mirar para a câmera frontal em máquinas de Ponto de Venda (POS) equipadas com o PixFace para realizar a transação.
Quais os benefícios do PixFace?
O PixFace não só torna a operação mais prática, mas também a deixa mais segura. A validação por reconhecimento facial traz uma proteção adicional ao usuário devido a sua exclusividade e dificuldade de falsificação. As palavras são de Eládio Isoppo, CEO da Payface, que anunciou a tecnologia no MobiFinance, evento realizado em São Paulo, no dia 18 de outubro. Durante seu discurso, Isoppo ressaltou as vantagens dessa nova proposta que tem potencial para modernizar o sistema de transações no país.
Qual a próxima etapa para o PixFace?
Ao apesar do avanço do projeto, ainda se espera a autorização do Banco Central para a operação da Payface como iniciadora do pagamento. A aprovação do órgão é a etapa final imprescindível para a implementação efetiva do PixFace. Com a luz verde do Banco Central, o PixFace pode inaugurar uma era onde os pagamentos Pix são realizados de maneira mais rápida, segura e prática para os usuários brasileiros.
Portanto, aguardamos ansiosamente pela aprovação do projeto no Banco Central. Com o PixFace, a Payface apresenta uma proposta que pode representar um salto tecnológico expressivo no cenário do sistema financeiro brasileiro.