Em um evento organizado pelo Google no final de agosto, uma pesquisa surpreendente sobre as intenções de compras durante o período da Black Friday foi revelada. De acordo com a maior empresa de tecnologia do mundo, as intenções de compra para este período estão maiores neste ano do que foram vistas em 2022.
Analisando o público brasileiro, foi notado que a intenção para compras a serem realizadas na Black Friday está maior em 16 dos 20 setores analisados. O setor, portanto, que mais se destacou e que mais entrou em ascensão foi o relacionado ao mercado de moda e beleza. Ao todo, houve um aumento de 18%, segundo o levantamento do Google.
No último ano, um dos grandes pontos que afetaram este período promocional de compras, principalmente no comércio online, foi a Copa do Mundo. O estudo foi divulgado pelo Google, em parceria com a Offerwise, uma empresa que organiza grandes pesquisas.
Mas não somente o mercado de moda e beleza sofreu com este aumento nas intenções de compra. Outros ramos também sofreram um aumento bastante significativo. Logo atrás do líder, estão os mercados de eletrodomésticos e eletroportáteis. Ou seja, itens como fones de ouvido bluetooth, celulares e computadores são exemplos de produtos que devem estar mais baratos nesta época de promoções e que devem sofrer com uma intenção de compra maior.
O de eletrodomésticos sofreu um aumento de 10%. O segundo citado, por sua vez, de 9%. Atrás estão categorias como equipamentos de áudio e vídeo, roupas e acessórios, roupas e calçados esportivos, móveis, calçados, televisões, artigos esportivos, artigos para animais de estimação, computadores e tablets, objetos de decoração, fraldas e itens de bebê e celulares.
As únicas categorias que não tiveram nenhum aumento percentual foram as de games, livros e papelaria, bebidas e brinquedos.
A Black Friday deste ano está prevista para acontecer no dia 24 de novembro. Ainda segundo a pesquisa mostrada pelo Google, um dos grandes motivos que geraram este aumento nas intenções de compra é justamente a procura por preços mais baixos em produtos que costumam estar em alta durante o ano.
Mas não somente o preço está surgindo como um dos principais fatores de influência. Ainda segundo os levantamentos apresentados, a qualidade dos produtos também está causando um forte impacto em consumidores que estão procurando investir e realizar suas compras durante este período de Black Friday.
A mais de um mês do início das promoções, as intenções de buscas sobre a Black Friday sofreram um aumento de 24%, em relação ao último ano, no mesmo período, o que mostra ainda mais a relevância dessas estatísticas citadas.
Os dados revelados pelo Google oferecem uma perspectiva animadora para o cenário das compras e do varejo durante a Black Friday deste ano. O aumento notável nas intenções de compra, especialmente nos setores de moda e beleza, eletrodomésticos e eletroportáteis, demonstra um vigoroso interesse dos consumidores por ofertas e promoções.