Na realidade econômica atual, os trabalhadores estão ansiosamente à espera do pagamento do PIS ano-base 2022. Porém, a pandemia tem resultado em significativos atrasos neste pagamento – uma questão que tem gerado grande alvoroço no cenário trabalhista. Com as alterações no calendário de pagamento do PIS devido à este atraso, os beneficiários estão em busca de informações sobre uma possível antecipação do “PIS 2024” (PIS ano-base 2022).
Vale ressaltar que apenas os inscritos no Programa de Integração Social (PIS) estão habilitados para receber o benefício através da Caixa Econômica Federal. Com isso em mente, eis as últimas informações sobre o PIS de 2022, juntamente com detalhes sobre quando e como será feito o pagamento do abono salarial.
PIS de 2024: Informações sobre o Pagamento e Elegibilidade

Os canais oficiais da Caixa Econômica Federal disponibilizam informações atualizadas sobre a disponibilidade do pagamento do abono. Estes incluem o site oficial da Caixa, o telefone de atendimento ao cliente (0800 726 0207) e o aplicativo Caixa Trabalhador.
Além disso, informações sobre o programa estão acessíveis através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no número 158 da central Alô Trabalhador.
Calendário PIS/Pasep Ano-Base 2022: O que mudou?
Em condições normais, o calendário PIS/Pasep ano-base 2022 já estaria sendo pago atualmente, seguindo a regra original que leva em consideração o mês de aniversário dos beneficiários (no caso da Caixa) ou o número final do benefício (no caso do Banco do Brasil). No entanto, devido à pandemia, houve um atraso significativo no cronograma.
Como consequência, o pagamento referente a dois anos de contribuição está sendo feito, ao invés de apenas um. Com isso, o calendário oficial de pagamento do PIS/PASEP 2022 será de fevereiro a julho de 2024, respeitando o mês de aniversário ou número final de inscrição.
Consulta do PIS Ano-Base 2022: Como fazer?
Você pode consultar a disponibilidade do seu PIS/Pasep através do portal do Governo Federal (Gov.br), o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone de atendimento da Caixa (0800 726 0207).
Já o pagamento do abono salarial do PIS 2024 (PIS Ano-Base 2022) será realizado ainda em julho na internet. Contudo, ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre o valor do PIS para 2024, que é calculado com base no salário mínimo vigente no ano de pagamento.
Quem tem direito de receber o PIS?
Para fazer jus ao PIS, é preciso que o trabalhador esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, tenha trabalhado de maneira remunerada por no mínimo 30 dias no ano-base e tenha recebido até dois salários mínimos nesse período. Além disso, é fundamental que os dados do trabalhador estejam atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.