Um dos maiores programas de transferência de renda do Governo Federal, o Bolsa Família, tem como intuito combater a pobreza e a desigualdade social no Brasil. Mensalmente, famílias em vulnerabilidade socioeconômica recebem o auxílio estabelecido pelo Ministério da Cidadania. Porém, uma dúvida persiste: os homens solteiros, sem filhos, podem receber essa ajuda?
Adiante, vamos compreender as regras do Bolsa Família e observar como o benefício se aplica a esses indivíduos. As exigências do programa são rígidas: por isso, atenção aos detalhes a seguir.
Quem pode receber o Bolsa Família?

O primeiro critério para receber o Bolsa Família é estar em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Ou seja, a renda mensal per capita familiar deve ser de até R$ 218. Ao somar a renda de todos que moram na mesma casa e dividir pela quantidade de residentes, o resultado não pode exceder esse valor.
Outra exigência é estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais), um sistema que reúne informações sobre as famílias de baixa renda no país. Para se cadastrar, é necessário que o responsável familiar se dirija ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) mais próximo de sua residência, levando os seus documentos e um documento de cada membro do lar.
Condições para permanecer no Bolsa Família
Obter a inscrição no programa é apenas o começo. Para permanecer, há a necessidade de cumprir algumas condicionalidades. São exigências na área de saúde e educação que as famílias benefícias devem seguir rigorosamente, tais como:
- Inscrição no CadÚnico sempre atualizada frente a qualquer mudança familiar
- Atualização da caderneta de vacinação de crianças, adolescentes e gestantes
- Ensino escolar obrigatório para crianças acima de 4 anos
- Pré-natal para gestantes
- Acompanhamento nutricional de mulheres e crianças de até 7 anos
Homem solteiro pode receber Bolsa Família?
Aqui respondemos o questionamento principal: sim, o homem solteiro pode participar do Bolsa Família. Isso, claro, desde que esteja enquadrado nas condições do programa, com ou sem filhos. Para se cadastrar e receber os pagamentos, o processo é o seguinte:
- Procure o CRAS com seus documentos pessoais, comprovante de endereço e de renda, além dos documentos dos integrantes da família que moram na mesma casa;
- Faça o cadastro no CadÚnico rigorosamente;
- Aguarde a análise do Ministério da Cidadania e uma nova seleção do programa;
- Se for aprovado, você receberá um cartão do Bolsa Família pelos Correios ou poderá retirá-lo na agência da Caixa Econômica Federal mais próxima;
- Saque seu benefício todo mês seguindo o calendário do Bolsa Família.
Agora já sabemos: o Bolsa Família é acessível a todos, desde que sigam seus critérios. Portanto, se conhecer pessoas desinformadas, compartilhe essas informações!