O mais novo presidente eleito do Equador é Daniel Noboa, um herdeiro milionário de 35 anos, que ganhou as eleições no país, de acordo com resultados divulgados no último domingo (15).
Noboa desbancou a favorita nas pesquisas e será o líder mais jovem da história do país. Vale a pena pontuar que sua campanha se deu em uma época delicada da história política do país. Isso porque um dos candidatos acabou assassinado, devido às ameaças do narcotráfico, o que levou as eleições do Equador a serem marcadas por um forte esquema de segurança para as votações.
O próprio Noboa foi votar no domingo usando colete à prova de balas, como fizeram candidatos no primeiro turno. Em suma, Daniel saiu vencedor com 52% dos votos, desbancando Luisa González, candidata do ex-presidente Rafael Correa é apontada como favorita nas principais pesquisas. González, que angariou 48% dos votos, reconheceu a derrota.
Herdeiro e milionário
O novo presidente, que assume o cargo em dezembro, é herdeiro de um império de empresas no Equador, filho de um dos maiores empresários do país, Álvaro Noboa, conhecido por também já ter concorrido à presidência do país.
Na política, o novo presidente tem uma breve carreira como deputado, quando foi também presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, que tramitou diversos projetos de lei nas áreas econômica, tributária e de investimentos.
Dessa forma, o presidente eleito do Equador, que é casado e tem dois filhos, estudou em universidades nos Estados Unidos e começou a trabalhar na empresa de sua família, a Corporacion Noboa, ainda jovem.