O governo federal divulgou recentemente o calendário de pagamentos do programa Bolsa Família para o mês de outubro de 2023. Esse anúncio tem como objetivo informar os beneficiários sobre as datas que serão realizados os depósitos em suas contas bancárias, proporcionando assim uma melhor organização financeira para as famílias.
Os pagamentos, que são realizados conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, ocorrerão entre os dias 18 e 31 de outubro. Uma forma prática e eficiente de propiciar que todos recebam seus benefícios de forma organizada e escalonada, evitando assim aglomerações nas agências bancárias.
O que é o Bolsa Família?

Antes de entrarmos em mais detalhes sobre o calendário, é importante elucidar sobre o que é o programa Bolsa Família. Trata-se de um programa social governamental que engloba seis categorias de benefícios, cujos valores variam de acordo com a situação de cada beneficiário. O programa tem por objetivo ajudar as famílias brasileiras que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Quais são as categorias de benefícios?
As seis categorias de benefícios dentro do Bolsa Família envolvem ações voltadas para crianças, adolescentes, gestantes e mulheres em período de amamentação. Também há benefícios destinados a famílias em situação de extrema pobreza. Vale salientar que cada uma destas categorias possui um valor específico, que varia de acordo com cada situação.
Qual o calendário de pagamento do Bolsa Família para o mês de outubro?
Abaixo, segue o calendário de pagamento do Bolsa Família para outubro, baseado no NIS:
- NIS terminado em 1: 18 de outubro;
- NIS terminado em 2: 19 de outubro;
- NIS terminado em 3: 20 de outubro;
- NIS terminado em 4: 23 de outubro;
- NIS terminado em 5: 24 de outubro;
- NIS terminado em 6: 25 de outubro;
- NIS terminado em 7: 26 de outubro;
- NIS terminado em 8: 27 de outubro;
- NIS terminado em 9: 30 de outubro;
- NIS terminado em 0: 31 de outubro…
Para continuar usufruindo dos benefícios do programa, é importante relembrar que as famílias que são beneficiárias desta ação social do governo federal devem cumprir critérios específicos. Dentre eles, estão relacionados à saúde e educação, como a obrigatoriedade de frequência escolar das crianças, o acompanhamento pré-natal para gestantes, a avaliação nutricional das crianças e a adesão ao calendário nacional de vacinação.