O 13 salário INSS, também conhecido como abono natalino, é o foco de muita conversa no Brasil, principalmente nos meses de dezembro e janeiro. Este é um período de muitos gastos como IPTU e IPVA, sem mencionar as despesas com a educação das crianças. O 13 salário entra em cena como uma ajuda nas finanças dos aposentados e pensionistas. Vamos entender melhor a situação em 2023.
Historicamente, o 13 salário INSS foi criado para trazer alívio para as finanças dos aposentados e pensionistas durante a época das festividades de fim de ano. Normalmente, estes valores são pagos em duas parcelas, mas, desde 2020, devido à pandemia de Covid-19, os pagamentos têm sido antecipados.
Entenda a Relevância do 13 Salário INSS

A principal função do 13 salário INSS é reduzir a pressão financeira dos aposentados e pensionistas durante as festas de fim de ano. O pagamento é ajustado de acordo com o salário mínimo atual, que em 2023 é de R$1320,00. Os que ganham o salário mínimo receberão acordo com este valor e os que ganham além disso receberão reajustados de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Os pagamentos do 13 salário INSS podem ser consultados pela plataforma Meu INSS. Mas o que houve com os pagamentos em 2023?
Quais as Datas de Pagamento do 13 Salário INSS em 2023?
Em 2023, os pagamentos do 13 salário INSS foram antecipados e já ocorreram em duas parcelas, em maio e junho, totalizando 30 milhões de aposentados que receberam. Porém, alguns segurados que começaram a receber o benefício após maio de 2023, para não sofrerem perdas por conta do tempo de espera para futuras parcelas, receberão o valor ainda em 2023. Nesse caso, a previsão é de que a primeira parcela seja paga até 20 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.
O 13 Salário INSS é um Empréstimo?
O 13 salário INSS não deve ser considerado um empréstimo. Por causa da natureza do benefício, que foi criado para aliviar as pressões financeiras durante o final do ano, ele é um pagamento devido aos aposentados e pensionistas do INSS. As únicas exceções são aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada, pois trata-se de um benefício assistencial e não contributivo.
É interessante observar que existem diferentes comportamentos com relação ao 13 salário. Há aqueles que gastam com festas e viagens, e há aqueles que poupam e investem parte do dinheiro. Cada um deve avaliar sua situação financeira para tomar a melhor decisão possível.