Dia 13 de outubro de 2023. Já parou para pensar que seu aplicativo de mensagens favorito poderia estar prejudicando a duração da bateria do seu celular? Com mais de 120 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp é quase um item obrigatório em nossos telefones mas, o consumo de bateria provocado pelo aplicativo tem sido motivo de reclamações. O excesso de arquivos acumulados pode causar uma drenagem inesperada na bateria de seu aparelho. No entanto, existem estratégias para amenizar este problema.
E para aqueles que estão cansados de ver a carga do celular esvair ao usar o WhatsApp, preparamos algumas dicas que podem ajudar a manter a bateria ativa por mais tempo.
Como reduzir o consumo de bateria do WhatsApp?

1. Remova arquivos antigos do WhatsApp: normalmente trocamos diversas mídias no app, seja fotos, vídeos ou áudios. Portanto, apagar alguns arquivos vez ou outra pode ser necessário. Eles podem ser encontrado em Configurações > Armazenamento > Gerenciar armazenamento, onde será possível deletar arquivos grandes ou de qualquer outro tipo que queira.
2. Desative o download automático: em grupos o recebimento de diversas mídias pode ser constante, esgotando rapidamente a memória do seu aparelho. Acesse Configurações > Downloads automáticos e desabilite a opção de download automático de imagens e vídeos.
3. Limpe o cache: outra estratégia eficaz é limpar o cache do aplicativo com certa frequência, eliminando assim, dados temporários e melhorando o desempenho do celular. Siga o caminho Configurações do celular > Aplicativos> WhatsApp > Limpar cache.
4. Baixe aplicativos para limpar o WhatsApp: uma alternativa ao manual do cache são aplicativos dedicados à limpeza, como o Cleaner for WhatsApp (Android: https://encurtador.com.br/xEJR9).
Mídia temporária: uma ajuda nativa do WhatsApp
5. Use mídias temporárias: o WhatsApp possui um recurso nativo de envio de fotos e vídeos que se auto excluem após aberto, sem ocupar espaço na memória do telefone.
6. Exclua conversas arquivadas: se há conversas inativas ou arquivadas que você não utiliza, considere deletá-las. Isso libera espaço no aplicativo, tornando o funcionamento do WhatsApp mais leve e menos exigente da bateria do seu celular.
Seguindo essas estratégias, é possível usar o WhatsApp sem que ele seja o vilão da duração da bateria do seu telefone.