A Bolsa de Valores vive dias de agitação e volatilidade, e dessa vez a protagonista é a Itaúsa. As ações preferenciais da companhia (ITSA4) tiveram na sexta-feira, dia 13, a pior queda em mais de 5 meses, encerrando o dia cotadas a R$ 8,94 cada – um decréscimo de 2,30% no valor. Como resultado, as ações fecharam a semana com uma perda de 0,56%.
Essa não é, contudo, uma queda de momento. As ações preferenciais da Itaúsa já vinham apresentando um desempenho negativo de 1,22% no mês de outubro. Caso essa tendência persista até o final do mês, será a terceira queda mensal consecutiva da companhia.
Por que a queda nas ações ITSA4?

Na sessão onde a queda aconteceu, as ações ITSA4 seguiram o desempenho negativo que marcou a maioria das ações brasileiras do Ibovespa. No entanto, o desempenho negativo da Itaúsa foi ainda mais acentuado neste dia. Mesmo assim, ainda restam 10 pregões antes do fechamento mensal, dando espaço para uma possível reversão da situação.
O panorama da Itaúsa no mercado
Na falta de fatos novos na última semana, o destaque para a Itaúsa foi a declaração de seu atual CEO, Alfredo Setubal, durante o Panorama Itaúsa 2023. Ele mencionou que a empresa está no “vale” dos dividendos, pagando menos do que gostaria para seus investidores. Segundo Setubal, a saída para essa situação seria uma diminuição significativa do seu atual patamar de alavancagem financeira, o que permitiria aproveitar melhor os resultados dos investimentos em suas controladas menores.
E o futuro da Itaúsa?
Há estratégias em andamento para melhorar a situação. Um dos planos é reduzir a dívida da empresa de maneira progressiva, já que atualmente chega a R$ 5 bilhões. Outra frente de ação é a venda de um saldo de ações da XP, que deverá ser realizada ao longo dos próximos meses com calma e tranquilidade, segundo palavras do próprio CEO. A empresa tem o objetivo de gerar mais recursos em caixa para a Itaúsa. Por fim, há o foco na consolidação de portfólio, refletindo uma visão de longo prazo para a recuperação da empresa. Como o mercado sempre nos lembra, é preciso aguardar para ver os próximos capítulos dessa história.