
Nesta terça-feira, o Conselho de Administração do Santander Brasil (SANB11) aprovou o pagamento de R$ 1,5 bilhão de dividendos e juros sobre o capital próprio (JCP). A medida, anunciada por meio de um documento enviado ao mercado financeiro, vem ao encontro das estratégias de valorização dos acionistas e de uma políticas de distribuição de rendimentos consistentes, mesmo em tempos desafiadores.
No entanto, os proventos, como são chamados os ganhos obtidos com investimentos em ações, não serão distribuídos para todos. De acordo com a companhia, terão direito a esses benefícios os acionistas cujos nomes estejam na base acionária do Santander no dia 19 de outubro de 2023.
Quando e como será feito o pagamento?
A partir do dia 20 de outubro de 2023, as ações do banco Santander serão negociadas no mercado financeiro sem os juros sobre o capital próprio, prática conhecida como JCP. Esse é um mecanismo utilizado quando uma companhia deseja distribuir parte dos seus lucros aos seus acionistas.
Os dividendos e juros sobre o capital próprio serão remunerados a partir de 10 de novembro de 2023. Eles serão imputados integralmente aos dividendos obrigatórios que a companhia irá distribuir referentes ao exercício de 2023.
Novo índice da B3
Paralelamente à essa decisão, a B3, principal bolsa de valores operante no Brasil, lançou um novo índice. O índice é composto por 20 ações de empresas listadas na bolsa que se destacam pela regularidade e consistência de distribuição de proventos – dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP). O Santander faz parte deste novo índice, o que reforça a sua estratégia de valorização dos acionistas e distribuição de rendimentos.
Por enquanto, é tudo que temos. Cada passo da situação será acompanhado e informações adicionais serão relatadas assim que as obtivermos. Portanto, aconselhamos você a acompanhar também outros canais que cobrem o mercado financeiro, para que você esteja sempre bem informado.