
O mercado está em polvorosa com as excelentes previsões para as ações da mineradora brasileira Vale (VALE3). De acordo com levantamento recente, a empresa tem sido a favorita dos analistas para o mês de outubro, superando todas as outras na bolsa de valores em termos de recomendações e dividendos.
Dentre as 28 instituições financeiras consultadas no estudo, a Vale apareceu 19 vezes como a melhor opção para investimento em outubro. Os analistas do BTG Pactual ressaltaram a expectativa de melhoras na perspectiva operacional da mineradora no segundo semestre de 2023, como um dos fatores que influenciam na indicação. Simultaneamente, a possibilidade de reaquecimento da economia chinesa, supostamente mantendo alta a demanda pelo minério de ferro, também contribui para o otimismo.
Por que a Vale está sendo indicada?
A principal razão pela qual a Vale está sendo altamente indicada pelos especialistas está ligada ao seu desempenho por meio do crescimento econômico na China e um aumento significativo na demanda por minério de ferro. Embora existam algumas preocupações com a economia chinesa, as previsões indicam uma tendência de melhoria apoiada pela eficiência em crescimento e pelos preços altos do minério de ferro.
Quais são as perspectivas para a economia chinesa?
Relatos indicam que a economia chinesa está se estabilizando, o que é um sinal positivo para a Vale. Isso porque a China é uma grande consumidora de minério de ferro, produto central na produção da empresa. Portanto, com a economia chinesa dando sinais de estabilidade, existe uma expectativa de que a demanda por minério de ferro permaneça em alta, favorecendo as ações da Vale.
Vale e as mineradoras mais recomendas: confira a lista
- Vale (VALE3) – 19 indicações
- Gerdau (GGBR4) – 3 indicações
- CSN Mineração (CMIN3) – 1 indicação
Em suma, esses dados apontam que a Vale lidera disparada as recomendações. Além dela, a Gerdau e CSN Mineração se apresentam como alternativas de investimento indicadas, mas em menor escala.