
O PIS (Programa de Integração Social) é popularmente conhecido como abono salarial e é pago todos os anos aos trabalhadores. Disponibilizado de acordo com o calendário oficial, os fundos são depositados direto nas contas dos profissionais. Continue a leitura para descobrir se você é elegível e como realizar o saque.
O que é o PIS?
O PIS é a contribuição social que as empresas realizam mensalmente aos cofres públicos. Parte do valor arrecadado é retornada anualmente aos trabalhadores; além disso, é utilizado para o financiamento do seguro-desemprego. A contribuição pode ser identificada como PIS/PASEP, abono salarial ou NIT/PIS. Enquanto o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o NIT é o Número de Identificação do Trabalhador.
Quem tem direito ao PIS
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os trabalhadores que têm direito ao abono salarial são aqueles que são registrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; recebem remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano base (2022, neste caso); trabalham por no mínimo 30 dias no ano base com carteira assinada; e têm seus dados informados corretamente pelo empregador na RAIS/eSocial.
Pagamento do abono salarial
Os pagamentos são realizados seguindo o calendário divulgado pela Caixa, que se baseia no mês de nascimento do trabalhador. Em 2023, os profissionais que trabalharam em 2021 receberão os valores. O recebimento do PIS referente ao ano-base 2022 começa a ser pago em fevereiro de 2024, sendo destinado àqueles que trabalharam por pelo menos 30 dias no referido ano. O calendário atual ainda não foi divulgado pela Caixa.
Como sacar o PIS?
O pagamento pode ser feito das seguintes maneiras:
- Crédito em conta da Caixa, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança nesta instituição ou Conta Digital;
- Crédito pelo Caixa Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa;
- Nos caixas eletrônicos, Nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui utilizando o Cartão Social e senha;
- Em qualquer agência da Caixa, apresentando um documento oficial de identificação.
Como saber o valor do PIS?
O benefício tem valor máximo de um salário mínimo, de acordo com a Caixa Econômica Federal. Ele é calculado com base no número de meses trabalhados no ano-base, sendo que cada mês trabalhado correspondente a 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento. Em caso de dúvidas, é possível verificar o saldo através do seu CPF.