
São Paulo: Na sequência de uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a empresa Taurus (TASA4) confirmou que, a partir de agora, deixará de anunciar o lançamento de armas nas suas redes sociais.
A medida, que leva em consideração uma liminar concedida pelo TJ-SP em 5 de setembro de 2023, resulta na proibição de tal prática. Esta é uma situação bastante particular que está gerando repercussões diretamente no modo como a Taurus se comunica com seus clientes.
Mudança na estratégia de publicidade
“Em atendimento à decisão judicial (…), relativa às mídias e redes institucionais da Taurus, o anúncio de produtos disponíveis para compra ficará restrito ao Portal Taurus“, afirmou a empresa ao enviar um e-mail a seus clientes em 5 de outubro de 2023.
A empresa indicou que a divulgação de novos produtos será direcionada exclusivamente para a sua loja online, onde os clientes devem realizar um cadastro prévio. Além disso, a correspondência da empresa continuará normalmente por e-mail, de forma a garantir a comunicação com seus clientes.
Qual o motivo da restrição?
O TJ-SP, em decisão proferida no mês passado, estabeleceu que as redes sociais e o site da empresa Taurus não se enquadram na categoria de “publicações especializadas”. Portanto, eles não podem vir a conter “publicidade de armas”.
Nas palavras do juiz relator do caso, Alfredo Attié, “A lei n.º 10.826/2003 [do Estatuto do Desarmamento] proíbe completamente a publicidade para venda de armamentos fora do estrito âmbito das publicações especializadas”, afirmou.
Reação da Taurus
Pelo seu lado, a Taurus reiterou que “não concorda com a decisão liminar e recorrerá a todos os recursos cabíveis” contra a decisão. A defesa da Taurus argumenta no processo que não há preços dos produtos nos posts nem no próprio site da empresa, onde, essencialmente, são apresentados os modelos de armas das empresas.
As publicações em questão fornecem informações técnicas e sobre os produtos, além de orientações de segurança para os clientes da empresa. E, nesse sentido, a Taurus reitera o seu compromisso em manter a comunicação transparente com seus clientes, mesmo diante das mudanças no modo como essa comunicação acontece.