
A gigante varejista asiática Shein anunciou na última sexta-feira a nomeação de Marcelo Claure, ex-executivo do SoftBank, como o novo vice-presidente-executivo global da empresa. Tendo liderado operações na América Latina, Claure é também um investidor da Shein. Agora, este executivo experiente irá acumular o comando da operação local com o seu novo cargo global.
Juntamente com o governo brasileiro, Claure desempenhou um papel crucial no programa “Remessa Conforme”, que surgiu da crise sobre a taxação de importações de até US$ 50. A atuação nesse episódio destaca a experiência relevante de Claure na gestão de crises e políticas fiscais, um ativo valioso para a Shein.
Quais são os novos responsabilidades de Marcelo Claure?
Segundo nota oficial da Shein, Marcelo Claure se posicionará cada vez mais próximo do fundador, do presidente-executivo global e de outras lideranças da empresa. Ele seguirá também na presidência executiva do conselho da Shein para a América Latina. Desde quando ingressou na empresa em janeiro, lançou seu marketplace no Brasil e anunciou investimentos de R$750 milhões para nacionalizar a operação e produção da empresa no país, com a promessa de criar aproximadamente 1 milhão de empregos nos próximos três anos. Agora, Claure passa a contribuir com iniciativas de crescimento estratégico em todos os mercados globais onde a Shein atua.
Carreira Anterior
Antes da Shein, Claure atuava como CEO do SoftBank Group Internacional, onde era o braço direito de Masayoshi Son, fundador e CEO da holding. Ele foi responsável por uma série de reorganizações estratégicas em gigantes como WeWork e Sprint, e ajudou a colocar a América Latina no mapa dos investimentos do grupo. Como resultado de seus esforços, o SoftBank Latin America Fund tornou-se o maior fundo de venture capital para a região.
Quais são os próximos passos para a Shein?
A Shein anunciou recentemente a adesão ao programa da Receita Federal “Remessa Conforme”, que visa agilizar a entrada de produtos internacionais no Brasil. Em apenas três dias, entre 23 e 25 de setembro, o centro de processamento dos Correios recebeu cerca de 200 toneladas das primeiras remessas da Shein que seguiam as novas regras aduaneiras. A Shein espera que a experiência e a rede de contatos de Claure sejam fundamentais para fortalecer a estratégia de negócios da empresa em mercados-chave.