
Nesta quinta-feira (5), o economista e CEO da Humaitá Digital, Vandyck Silveira, participou da programação da BM&C News, comentando a respeito dos investimentos do Brasil em energia sustentável e o papel da Petrobrás nesse cenário.
De acordo com Vandyck, o Brasil se destaca no setor de energia renovável, mas ainda assim esse setor se mostra muito restrito e fechado no país. “Esse é um mercado tão restrito, que a gente fioca na necessidade de depender muito da Petrobras”, explica o economista.
Ele avalia ainda que existe sim a possibilidade da petroleira começar a investir nesse tipo de energia, contrariando falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirmou hoje (5), que a Petrobras estaria de fora de iniciativas voltadas à energia renovável.
Ainda durante o BM&C News, Silveira foi questionado se haveria a possibilidade do governo Lula criar uma nova estatal para competir no setor de energia limpa e o economista rebate afirmando que a última coisa que o Brasil precisa é de mais uma estatal.
“Isso é um absurdo, uma das maiores excrescências que já podem ter sido ditas por alguém. O que o Brasil precisa é fomentar os empresários no setor de energia verde e biomassa e criar oportunidades para que eles possam se tornar os grandes campeões da industria”, comenta. “Fazer mais uma estatal, como se a ideia fosse que nenhuma empresa privada pudesse ou quisesse investir nesse setor é um dos argumentos mais toscos que já ouvi”.
Em suma, ele continua opinando dizendo que o governo precisa cortar gastos. “Governo, fique longe, aprenda a governar melhor, corte seus gastos, abra espaço e crie um ambiente favorável, reduza os custos de transação para esses grandes empresários brasileiros do agronegócio que já trabalham na área de energia renovável toquem o setor, pessoas que entendem muito mais do negócio do que o governo”, finaliza Vandyck.
Para conferir essa análise e muitas outras voltadas para o mercado e economia, não deixe de acompanhar a programação da BM&C News no Youtube e na Vivo TV, canal 579.