Ter uma rotina quando você atua como trader é muito importante e vai ajudá-lo a conseguir resultados mais sólidos ao longo do tempo.
Durante o programa Abertura de Mercado, da ActivTrades, o especialista Marco R. Simonetto decidiu mostrar a sua própria rotina “pré- trade” e explicar os motivos pelos quais ele realiza todos esses passos antes de começar a operar.
A rotina de Simonetto é composta por oito etapas, e cada uma delas é seguida rigorosamente pelo trader. “Faço isso todos os dias há muito tempo”, diz. “É importante ver o que funciona pra você”, continua o especialista.
Veja cada uma das etapas:
1 – Olhar o mercado em geral, observando os principais gráficos
“Quando sento no computador, eu já dou uma olhada em mais ou menos 40 ou 50 gráficos de ativos diferentes. Essa “olhada rápida” me permite ter uma primeira visão do mercado e uma noção geral do que está acontecendo, para então começar a construir o meu viés”
2 – Olhar a renda fixa
– Títulos públicos dos EUA
– Títulos públicos da Europa
– Títulos públicos do Reino Unido
– Títulos públicos do Japão
“Eu não faço análise fundamentalista destes títulos. Apenas olho como está o mercado naquele momento”.
3 – Olhar os índices
– Nova Zelândia
– Austrália
– Japão
– China
– Alemanha
– França
– Itália
– Portugal
– Reino Unido
“Olho os índices nessa ordem mesmo. Não olhos os EUA porque já estou operando antes do mercado dos EUA abrir”.
4 – Olhar commodities
– Minério de Ferro
– Soja
– Ouro
– Petróleo Crude
– Petróleo WTI
– Cobre
– Prata
– Cacau
-Gás
“Algumas moedas são mais afetadas pelos preços das commodities. Por isso vou construindo um raciocínio para poder operar melhor”.
5 – Olhar gráficos de CFDs de moedas
Em torno de 60 gráficos.
– Mayors (maiores)
– Minors (menores)
– Crosses (cruzados)
– Exotics (exóticos)
6 – Olhar os índices futuros
– Brasil
– EUA
– Canadá
7 – Olhar calendário de notícias
Olho quais são as grandes notícias de impacto naquele dia. Na semana passada, por exemplo, teve anúncio de taxa de juros, o que gera um grande impacto. Assim eu decido se vou “operar” a notícia ou fazer algum ajuste em determinada posição.
8 – Olhar os gráficos novamente
“Seleciono aquele que mais me chamou atenção. Estou procurando anomalias, correlações que estão (e não estão) funcionando, para ver se é possível fazer um setup (montar a posição) neste gráfico”
Acesso 24h, 5 dias por semana, aos principais mercados globais com segurança e qualidade. Abra sua conta agora na ActivTrades.