
Nesta segunda-feira (25), o mercado opera de mau humor, com o temor de um risco fiscal no Brasil com a falta do cumprimeito de metas do governo, tudo isso enquanto aguarda dados importantes que serão divulgados amanhã (26), que nada mais é do que a ata do Copom e o IPCA-15.
Mediante a esse cenário de incerteza fiscal, o economista-chefe da Apex Partners, Arilton Teixeira, avalia que a falecida PEC do Teto de gastos era muito melhor do que o arcabouço fiscal. Ele também faz um alerta evidenciando que o governo quer continuar gastando ao invés de cortar gastos, o que levaria a um cenário de mega aumento de impostos, além do risco fiscal no Brasil.
“Essa reforma tributária, que teoricamente, tem um benefício que é a simplificação, mas ainda sim ela pode virar um mecanismo de aumentar a arrecadação do governo. Nós já vimos ai o ITCMD, Bitributação de dividendos, tributação de off-shore… ou seja, nós estamos parecendo o governo Reagan”, explica o economista.
“Existia uma brincadeira com os democratas [na época de Reagan] em que o presidente dizia o seguinte: ‘A teoria econômica dos democratas é se mexe taxa, se continua mexendo regula, e se parar de mexer subsidia’, é o que aparentemente o governo [brasileiro] está tentando fazer, só taxar. Ninguém fala em reforma tributária para reduzir os impostos”, finaliza Arilton Teixeira.
Para conferir essa e outras análises, acesse o canal da BM&C News no Youtube (clicando aqui), ou através da Vivo TV no canal 579.