
Nesta sexta-feira (22), a Receita Federal divulgou o balanço das declarações de Imposto de Renda 2023. De acordo com o órgão, 1.366.778 milhão de declarações acabaram caíndi na chamada malha fina, ou seja, foram retidas. Essa quantidade de declarações é o equivalente há 3,1% do total de documentos entregues.
Além do balanço, fisco também liberou hoje a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023 e avisa que vai pagar vai pagar R$ 1,9 bilhões para 1,2 milhão de contribuintes no dia 29 de setembro.
Os principais motivos para ter a declaração retida segundo a Receita Federal:
- 58,1% – Deduções, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção (42,3% do total de motivos de retenção).
- 27,6 % – Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados.
- 10,0% – Divergências entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o que acabou sendo informado na Dirf e o que acabou sendo declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF.
- 4,3% – Deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023 pela internet?
O primeiro passo para consultar se você receberá no 3º lote de restituição do IR 2023 consiste em acessar a seção específica para o assunto no site da Receita Federal, através do link: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/#/.
Logo em seguida, basta que você preencha os campos solicitados, como por exemplo o seu CPF, sua data de nascimento e selecionar o ano em “Exercício”, tocando na seta em destaque. Depois, basta clicar em ‘’Consultar’’. Na tela seguinte será possível verificar seus dados pessoais, bem como o andamento da restituição do Imposto de Renda 2023.
Além disso, para fazer a consulta de forma facilitada em seu aparelho celular, também é possível fazer o download do app ‘’Meu Imposto de Renda’’ em sua loja de aplicativos. Faça login no app e toque em “Consulta Restituição” na tela inicial. Em seguida preencha os campos indicados com CPF e data de nascimento e selecione o ano em “Exercício”, tocando na seta.
Em suma, logo em seguida toque nos caracteres que representam a sequência exibida na tela para realizar a verificação de segurança. Dessa forma, depois disso, o aplicativo exibirá o status da restituição do Imposto de Renda 2023.