
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, encontrou-se com seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, nesta segunda-feira (4) para discutir sobre o acordo de grãos no Mar Negro, suspenso em julho. O encontro ocorreu na cidade de Sochi, na Rússia.
Segundo o chefe de Estado russo, o acordo não será retomado enquanto os obstáculos em relação às exportações de seu país não forem removidas. Apesar disso, os dois líderes concordaram em enviar um milhão de toneladas de grãos russos da Turquia para nações africanas.
“Estamos prontos para considerar a possibilidade em reviver o acordo de grãos“, disse Putin. “E leventaremos as restrições o quanto antes assim que as exportações agrícolas russa sejam removidas.”
Erdogan destacou que acredita em uma solução solução rápida. “Como Turquia, acreditamos que chegaremos a uma solução que atenderão as expectativa no curto prazo“, afirmou o presidente turco.
Em julho, a Rússia suspendeu sua participação no acordo de exportação de grãos mediado pelas Nações Unidas com a Ucrânia.
“Os acordos do Mar Negro deixaram de ser válidos hoje. Como o presidente da Federação Russa disse anteriormente, o prazo é 17 de julho. Infelizmente, a parte relativa à Rússia neste acordo do Mar Negro não foi implementada até agora. Portanto, seu efeito foi encerrado”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na época.