
A Vale (VALE3) é destaque de alta do Ibovespa nesta sexta-feira (1), com alta superior a 5%, avanço que se dá devido a recomendação de compra do banco JPMorgan, com um preço-alvo que passou de R$ 75 para R$ 79 ao final de 2024, o equivalente a um potencial de aumento dos papéis em 21,4% frente o fechamento da véspera.
De acordo com o banco, apesar da queda acumulada de 23% em 2023, os ativos VALE3 podem estar prestes a mudar de tendência, já que ele apresenta um valuation mais atrativo, com a ação negociada agora a um múltiplo de 4,2 vezes o Ebitda, esperado para 2024, ante um pico de 5,9 vezes no início de fevereiro deste ano.
Segundo o JP Morgan, a produção de aço da China acima do esperado aumento o consumo de minério de ferro, mesmo com o setor imobiliário ainda fraco no país asiático, o que configura um cenário extremamente atrativo para a mineradora.
“Ao contrário de 2021 e 2022, não esperamos ver uma redução deliberada na produção siderúrgica nacional na China. Em outras palavras, mais aço significa mais minério de ferro”, aponta o relatório do banco. “Além disso, durante a noite, vimos o governo da China lançar um pacote de estímulo nacional para o setor imobiliário. Enquanto não estamos atualizando nossas previsões para o minério de ferro, isso traz riscos de alta para nossas estimativas”.