Maioria das companhias ignora como a inteligência artificial pode ter impacto material em seus negócios
O rápido avanço da inteligência artificial tem gerado entusiasmo em empresas de diversos setores. Seus executivos correm para falar sobre como serão beneficiados pela nova tecnologia. No entanto, uma análise de documentos arquivados por essas companhias em órgão regulador sugere que grande parte desse discurso não passa de palavras vazias.
De acordo com dados da Alphasense, quase 40% das empresas do índice S&P 500 mencionaram a inteligência artificial ou termos relacionados em conferências sobre seus resultados financeiros no último trimestre. Porém, menos de uma em cada seis – ou seja 16% — citou a tecnologia em seus documentos oficiais, destacando como a IA poderia ter um impacto material em seus negócios.
“Tinha gente fazendo piada de que bastava uma companhia mencionar ‘IA’ para suas ações subirem imediatamente”, disse Bryant VanCronkhite, gerente sênior de portfólio na Allspring Global Investments, ao Financial Times. “Algumas empresas estão dizendo que estão usando a inteligência artificial quando, na verdade, estão apenas tentando entender o básico. Mas os impostores serão desmascarados em algum momento.”