Montar uma carteira de investimentos eficiente e capaz de enfrentar as adversidades do mercado é fundamental para que você proteja seu patrimônio e tenha lucro principalmente no longo prazo.
Pensando nisso, Denys Wiese, estrategista da EQI Investimentos, explica em detalhes como montar uma carteira assertiva para os diferentes cenários da economia.
Em primeiro lugar, Wiese afirma que é preciso compreender a correlação positiva e correlação negativa das aplicações.
Funciona assim: quando existe uma correlação positiva na sua carteira, significa que não há diversificação dos ativos, ou seja, quando um ativo sob o outro também sobe e quando um ativo cai o outro também cai.
Para você entender melhor, isso ocorre quando o investidor tem sua carteira ativos do mesmo setor da economia, como as ações do Itaú e ações do Bradesco. “Uma carteira que é montada desta forma sofre mais oscilações, seja com valorização quanto desvalorização”, afirma Wiese.
Já a correlação negativa é quando o ativo “A” é o oposto do ativo “B”, ou seja quando um sobe de preço o outro cai e vice-versa.
Esse tipo de carteira é mais eficiente, pois sofre menos volatilidade já que um ativo acaba compensando a perda do outro.
Um bom exemplo é o dólar e o Ibovespa, que normalmente possuem desempenhos opostos: quando o dólar sobe, o Ibovespa normalmente cai, e vice-versa.
Pense como um time de futebol
Agora, imagine sua carteira de investimentos comparado a um time de futebol. O goleiro é a última barreira, a proteção da equipe. Então quem mais se assemelha com o goleiro no mercado financeiro é o seguro.
Depois vem os zagueiros, que podemos comparar com os papéis pós-fixados, que defendem o time quando as coisas não vão bem.
Temos também os laterais que atacam e defendem: um bom exemplo é o dólar e o ouro, que são investimento de renda variável, mas também são mais defensivos.
Em seguida temos os meios de campo, que são os investimentos atrelados ao IPCA, os pré-fixados e os Fundos multimercados.
Por último temos os atacantes, que são os fundos imobiliários, as ações e criptomoedas, que têm a finalidade de turbinar sua carteira.
“Agora pense bem: um time formado somente por atacantes tem chances de vencer o campeonato? Eles até fariam muitos gols, mas já imaginou a quantidade de gols que sofreriam?”, questiona o estrategista da EQI.
Pois é isso que você precisa entender toda vez que for escolher ativos para compor a sua carteira. Se o seu objetivo é construir um patrimônio durante a vida, não dá para jogar somente com o atacante – ou seja, apenas com ativos que envolvem risco ao seu patrimônio.
O mais indicado é ter uma carteira balanceada de acordo com o seu perfil de investidor, com ativos defensivos e ativos que se correlacionam negativamente – quando um cai, o outro sobe e vice-versa.
Ainda não é cliente? Clique aqui e abra agora mesmo a sua conta na EQI.