Uma das estratégias usadas pelos investidores que vivem do mercado é o Scalping, mas você sabe exatamente o que faz um scalper?
A equipe da ActivTrades explica que Scalping são operações que ocorrem em um curto período de tempo – normalmente em poucos segundos.
Nesse tipo de trade, a estratégia consiste em executar ordens rápidas curtas e sequenciais, com objetivo de lucrar um pouquinho por operação, mas manter um grande número de transações diárias.
Os scalpers procuram ativos com alto volume de negociação e liquidez, sem se preocupar muito com análises gráficas e notícias.
“Nos dias em que o mercado está lento, com poucos negócios e pouca variação de preços, é melhor não operar e deixar para utilizar esta estratégia em um dia em que o pregão estiver mais favorável”, explica a ActivTrades.
Para que o scalper tenha sucesso é importante ter um objetivo bem traçado ao longo do dia e manter a disciplina – caso contrário, as chances de prejuízo aumentam.
Além disso, a gestão de risco é fundamental nesse tipo de operação de curtíssimo prazo. Com ela, você vai definir seus limites financeiros, tamanho dos lotes, quantidade de operações, entre outros pontos.
Lembre-se de que é a gestão de risco adequada que vai garantir que você tenha resultados mais expressivos no longo prazo, além de evitar que você tenha prejuízos significativos que possam “quebrar a conta”.
Na hora de gerenciar os riscos, aqui vai uma dica importante para o scalper: quando o mercado lateraliza dentro de um padrão, respeitando níveis de suporte e resistência, o scalping fica mais arriscado.
Neste caso, é melhor evitar as operações deste tipo para não correr riscos de ter prejuízos.