
Nesta sexta-feira (25), o presidente do Federal Reserve, Jereome Powell, participou do simpósio de Jackson Hole, evento anual promovido pelo Fed de Kansas City.
Durante sua participação, Powell comentou sobre as perspectivas do Fed para os próximos passos da política monetária no norte da américa e deixou claro que poderá haver mais altas de juros para os próximos meses. “É trabalho do Fed baixar a inflação, e vamos fazer isso (…) Vamos elevar mais os juros se necessário e mantê-los”, afirmou Powell.
De acordo com o presidente do Fed, todas as decisões a respeito dos juros nos EUA serão decididas com base nos sinais da economia e para ele os dados não estão arrefecendo como o esperado.
“O mercado de trabalho se mantém apertado. Ao longo do tempo, a política monetária restritiva ajudará a oferta e demanda agregados de volta a um melhor equilíbrio, reduzindo a inflação”, explicou Powell. “‘Evidências adicionais de um crescimento persistente acima da tendência podem colocar o progresso em relação à inflação em risco e pode justificar mais restrição na política monetária”.
Em suma, Powell finalizou enfatizando que o Fed está focado em trazer a inflação norte-americana para sua meta de 2%. “Precisamos de estabilidade de preços para conseguir condições sustentáveis para um mercado de trabalho que beneficie a todos, e vamos prosseguir até concluir o trabalho”.