Imagine que você vai fazer aquela viagem dos sonhos ao exterior e se programa para gastar um determinado valor, mas quando você volta e olha a fatura do seu cartão de crédito toma aquele susto: ela veio muito mais alta do que você podia imaginar.
Quando não fazemos o planejamento correto das finanças da viagem, estourar o orçamento é quase uma certeza. Por isso, a equipe da corretora digital Avenue, com sede nos EUA, listou 6 dicas financeiras para você planejar sua viagem internacional. Veja:
1 – Planejar o orçamento
A primeira coisa que você precisa fazer é planejar o seu orçamento. Antes de viajar, faça uma estimativa dos gastos que você vai ter durante a viagem considerando despesas como passagem, hospedagem, alimentação, atividades turísticas, transporte e tudo mais que você julgar importante, considerando a quantidade de dias programados.
“Isso vai te ajudar a ter uma ideia muito mais real do valor que você vai precisar juntar, e vale a pena considerar sempre um pouco a mais para você poder ficar ainda mais tranquilo com qualquer gasto extra”, aponta a Avenue.
2 – Abra sua conta internacional em dólar
Abrindo uma conta internacional em dólar, você vai trocar o IOF de 5,38% que paga no seu cartão de crédito brasileiro para um IOF de apenas 1,1% na conversão do câmbio para sua conta bancária em dólar. Sem falar que a conta em dólar usa o câmbio comercial como referência e não o turismo, o que é mais vantajoso para você na hora de converter.
3- Estratégia do dólar médio
Com a estratégia do dólar médio, você evita tentar acertar o momento exato de compra e usa a volatilidade do mercado de câmbio a seu favor ao comprar os seus dólares de forma recorrente e periódica – como uma vez por semana ou uma vez por mês. Isso faz com que você consiga um preço médio interessante para sua viagem.
4 – Rentabilize seu dinheiro e economize ainda mais no IOF
Se você se planejar com bastante antecedência pode também investir os seus dólares antes de viajar, tendo a possibilidade de rentabilizar o seu dinheiro e ainda se beneficiar do menor IOF possível que é de apenas 0,38% cobrado nas operações de câmbio para uma conta investimentos.
Nesse caso, vale ressaltar que é importante você entender todos os riscos envolvidos antes de fazer qualquer investimento. Depois, quando estiver próximo da viagem, é só resgatar os seus investimentos e transferir para a conta bancária.
5 – Faça um seguro viagem
Lembre-se de que imprevistos podem acontecer e você não quer ter uma conta gigante com hospital e medicamentos que poderiam ser evitados.
Afinal de contas, os gastos com procedimentos de emergência e cirurgia em hospitais norte-americanos podem facilmente ultrapassar a casa de dezenas de milhares de dólares e com um seguro você se blinda desse tipo de despesa.
6 – Use seu cartão de débito
Durante a viagem, utilize o seu cartão de de débito da conta internacional. Isso te traz muito mais praticidade e segurança nas suas transações e você pode usar tanto o cartão digital pelo celular quanto o cartão físico – se você tiver solicitado.
Quer diversificar e lucrar com aplicações nos Estados Unidos? Abra agora mesmo sua conta na Avenue