
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta segunda-feira (17), com investidores digerindo os dados de crescimento econômico da China, que vieram abaixo do esperado. Com a agenda esvaziada hoje, o mercado norte-americano fica na expectativa para dados de varejo e indústria ao longo da semana, além da temporada de resultados.
Na China, o Produto Interno Bruto cresceu 6,3% no segundo trimestre de 2023 em relação ao ano anterior, abaixo das expectativas de 7,3% do mercado para o período. Além disso, as vendas no varejo subiram 3,1% em junho na comparação anual (ante estimativa de 3,2%), enquanto a produção industrial teve alta de 4,4% (frente ao consenso de 2,7%).
No Brasil, os investidores aguardam pela divulgação do IBC-Br, considerado uma prévia do PIB, pelo Banco Central. Outros dados que estão no radar são o Boletim Focus.
O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) caiu 1,10% em julho, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda. No mês anterior, a taxa havia sido de -2,20%. Com esse resultado, o índice acumula variação de -5,20% no ano e de -7,89% em 12 meses. Em julho de 2022, o índice subira 0,60% no mês e acumulava elevação de 10,87% em 12 meses.
No cenário político, o presidente Lula está na cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. Lula tentará convencer os europeus a assinarem os últimos detalhes do acordo entre Mercosul e UE, que segue com divergências na área ambiental.
Ásia
As ações asiáticas caíram em sua maioria nesta segunda, enquanto os mercados chineses caíram acentuadamente depois que dados mostraram que o crescimento econômico do país cresceu aquém do esperado no segundo trimestre. No Japão e em Hong Kong, as bolsas se mantiveram fechadas devido a feriados.
SSE Composite: 3.209,63 (-0,87%)
Nikkei 225: 32.391,26 (Feriado)
Hang Seng: 19.413,78 (Feriado)
KOSPI: 2.619,00 (-0,35%)
TAIEX: 17.334,29 (+0,29%)
Europa
Os mercados de ações europeus operam em baixa nesta manhã, com os investidores avaliando os números do Produto Interno Bruto da China, que chegaram a 6,3%, abaixo do esperado pelos economistas.
Cotação dos principais índices europeus (8h20):
STOXX 600: (-0,56%)
DAX 30: (-0,48%)
FTSE 100: (-0,25%)
CAC 40: (-1,23%)
FTSE MIB: (-0,23%)
IBEX 35: (-0,03%)
PSI: (+0,29%)
Agenda econômica
- 8h – Brasil: IGP-10 (Julho)
- 8h – Brasil: IPC-S (2ª Quadrissemana de Julho)
- 8h25 – Brasil: Boletim Focus
- 9h – Brasil: IBC-Br (Maio)
- 9h30 – EUA: Índice Empire State de Atividade Industrial
- 15h – Brasil: Balança Comercial Semanal