
O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (4), com o mercado repercutindo a sabatina dos novos diretores do Banco Central no Senado e acompanhou a tramitação da reforma tributária, às vésperas do recesso parlamentar. Vale destacar que hoje foi feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos, o que levou a ausência das referências de Nova York e portanto uma menor liquidez na bolsa brasileira.
Indicadores
No Brasil, a produção industrial teve alta de 0,3% em maio na comparação com abril, na série com ajuste sazonal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a maio de 2022, na série sem ajuste, a indústria avançou 1,9%. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, houve redução de 0,4% e, em 12 meses, variação nula (0,0%). A média móvel trimestral foi de 0,3%.
A taxa anual de inflação ao consumidor (IPC) dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desacelerou para 6,5% em maio, ante os 7,4% registrados em abril, segundo comunicado da OCDE. De acordo com a divulgação, entre abril e maio de 2023, a inflação caiu em todos os países da OCDE, exceto na Holanda, Noruega e Reino Unido. O núcleo da inflação, sem os componentes de alimentos e energia, na OCDE atingiu 6,9% em maio deste ano, ante 7,1% de abril, apresentando um declínio mais lento do que a inflação cheia.